Início » TJPI » Notícias TJPI » Professores e alunos da Faculdade Estácio/Ceut conhecem sistema NUPEMEC/CEJUSC do TJ-PI

Professores e alunos da Faculdade Estácio/Ceut conhecem sistema NUPEMEC/CEJUSC do TJ-PI

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Acompanhados pelos professores Alessander Mendes e Danyele Bandeira, alunos concludentes do curso de Mediação da Faculdade Estácio/CEUT visitaram o NUPEMEC. Recepcionados pela servidora Maria Lila, então integrante da Coordenadoria de Políticas Judiciárias de Cidadania do TJ/PI, conheceram o sistema NUPEMEC/CEJUSC responsável pela oferta das modalidades adequadas de solução de conflitos pela via autocompositiva e pela disseminação de uma cultura de justiça e paz nas relações sociais.

Conheceram seu funcionamento, competências e linhas de ação, ao final da visita manifestando terem se sentido instigados a atuar profissionalmente não guiados pela lide oponente, mas pela construção do diálogo que reconhece interesses comuns e possibilidades de pacificação, tarefa precípua da Justiça.

“Ao ver jovens procurando os Centros de Soluções de Conflito do Tribunal de Justiça do Piauí com olhos de quem quer saber que existe e o que tem lá que as pessoas tanto falam, produz um turbilhão de alegria e responsabilidade. Alegria porque, no início o objetivo era resolver a questão da pauta nos tribunais. Hoje, a preocupação não é resolver, mas como resolver os conflitos. A responsabilidade nos inquieta, preocupa, porém, não nos afasta do sentimento transformativo que o NUPEMEC através dos CEJUSCs, por meio da disseminação do senso de Justiça e Cidadania tem feito em nossa comunidade”, disse o Professor Alessander, que juntamente com a Danyelle Bandeira, além de acreditar no Instituto da autocomposiçao, o representam com paixão e desenvolvimento cognitivo junto aos alunos.

FONTE: Coordenadoria de Políticas Judiciárias de Cidadania do TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email