Início » TJPI » Notícias TJPI » CEJIJ e 2ª Vara de Execuções Penais da Capital realizam ação conjunta
Publicado por: admin
 

CEJIJ e 2ª Vara de Execuções Penais da Capital realizam ação conjunta

Inaugurando uma política de integração intersetorial e ação parceira entre os órgão e instâncias internas do TJPI e do Sistema de Justiça, na perspectiva da modalidade de Justiça Restaurativa a 2ª Vara de Execuções Penais da Capital, promoveu na manhã de hoje para apenados em cumprimento de sentença na Penitenciária Major César de Oliveira, atividade educativa na qual contou com a parceria da CEJIJ – Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e Juventude.

A atividade, que ocorre sempre na última 5ª feira de cada mês, consistiu em palestra proferida pela Dra. Maria Lila Castro Lopes de Carvalho, Assessora da CEJIJ, com o abordando a importância da família e do fortalecimento dos vínculos afetivos familiares para a pessoa privada de liberdade e seu processo de retorno ao convívio social livre.

Na perspectiva de romper o paradigma negativo que se instala na pessoa privada de liberdade e segregada, de uma visão de si mesmo como alguém que “morreu para o mundo”; não pertence mais à sociedade e, portanto também não precisa ter compromisso com esta, a abordagem adotada, com linguagem acessível aos participantes, situou as atuais formas de organização e constelações familiares, com foco na afetividade, trazendo novos elementos que possibilitam aos apenados, ampliar sua reflexão pessoal acerca das possibilidades de futuro; um olhar sobre suas histórias pessoais de vida, reforçando um sentimento de pertencimento social e da identidade de pessoa humana.

Segundo a Coordenadora do Projeto de Justiça Restaurativa da 2ª VEC, Dra. Rosely  Brasileiro, “ a palestra foi de um alcance profundo pela feliz escolha do tema – a família -, e pela abordagem feita.   A interação foi alcançada, o diálogo foi realizado. O Projeto Justiça Restaurativa busca isso! Principalmente com um grupo de pessoas, composto por diversas personalidades e está vulnerável, como no caso de apenados.”

A atividade contou também com o importante apoio operacional das Dras. Sara Alves Bastos, Carolina Colares, da equipe interprofissional da 2ª VEC, e, Ney Marc de Oliveira Lopes, técnico em informática do TJ.

—–
Fonte: CEJIJ

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas notícias