Início » TJPI » Destaques » SNC: Cejuscs do interior realizam audiências de conciliação e coletas de DNA

SNC: Cejuscs do interior realizam audiências de conciliação e coletas de DNA

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Equipe do Cejusc de Picos

Desde o último dia 4 está sendo promovida a 14ª Semana Nacional da Conciliação (SNC), uma realização do Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais brasileiros. Comarcas do interior do Piauí também participam da campanha, por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com a realização de audiências de conciliação processuais e pré-processuais e coletas de exame de DNA, dentro do projeto Eu Tenho Pai.

Na comarca de Picos, cerca de 50 audiências de conciliação já foram realizadas. Em três dias de atendimento, os acordos envolveram um montante superior a R$ 260 mil.

Equipe do Cejusc de Piripiri

Na comarca de Piripiri, já foram promovidas cerca de 30 audiências de conciliação. No Cejusc piripiriense, as audiências estão sendo coordenadas pela magistrada Maria de Fátima Martins, juíza titular da 3ª Vara Cível da comarca de Piripiri e coordenadora do Cejusc. Além das sessões de conciliação, as equipes de mediadores e conciliadores, juntamente com os estudantes da Faculdade CHRISFAPI, realizarão, no último dia da SNC, a coleta de material genético para investigação gratuita de paternidade (projeto “Eu tenho Pai”).

Já na comarca de Corrente, até esta quarta-feira (6), as equipes de mediadores já haviam realizado 20 sessões de conciliação acerca de processos relacionados a causas de família e ações de cobrança. A pauta da SNC na comarca inclui ainda processos de natureza cível e ações de cobrança.

Outra comarca que também divulgou suas ações promovidas durante a 14ª Semana, foi a do município de Parnaíba. Com a quantidade de 81 audiências agendadas para essa semana, o Cejusc de Parnaíba realizou uma média de acordos superior a 74%.

Além das sessões, as equipes promoveram também ação pertencente ao projeto “Eu tenho Pai”, com a coleta de material genético, voltada à população com renda familiar de até três salários mínimos. O projeto foi executado em parceria com a Defensoria Pública Estadual e o Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen).

Cejusc de Piripiri

 

Cejusc de Corrente

 

Cejusc de Parnaíba

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email