Início » TJPI » Destaques » Cejusc 2º Grau do TJ-PI completa cinco anos de atividades

Cejusc 2º Grau do TJ-PI completa cinco anos de atividades

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do 2º Grau (Cejusc/2º Grau), do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), chegou aos cinco anos de atividade. Nessa terça-feira (31), comemoração interna marcou a data. Criada em 2018, a unidade tem atuação em consonância com a Política Judiciária de Tratamento Adequado de Conflitos, instituída pela Resolução n° 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Apenas no 1º semestre de 2023, o Cejusc 2º Grau realizou acordos que somaram mais de R$ 9 milhões.

“A conciliação no 2º Grau é um excelente instrumento, à disposição do jurisdicionado piauiense, para agilizar a prestação jurisdicional dos processos em sede de recurso. Os processos aqui atendidos são de maior complexidade, porém, em muitos casos, as partes têm mais compreensão da situação jurídica em que se encontram, o que pode gerar maior disposição para solucionar o litígio com auxílio de mediadores e conciliares judiciais”, afirmou o desembargador Fernando Lopes, coordenador do Cejusc 2º Grau.

O desembargador Fernando Lopes lembrou, ainda, números que comprovam o sucesso do Cejusc 2º Grau. Apenas no 1º semestre de 2023, a unidade realizou 152 audiências, com pico nos meses de fevereiro, março e abril. Ao todo, os acordos firmados neste período somaram R$ 9,237 milhões.

A comemoração dos cinco anos do Cejusc 2º Grau contou ainda com a presença do coordenador do Cejusc de Teresina, juiz Virgílio Madeira, de representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), de servidores do Cejusc, conciliadores e mediadores. 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email