Início » TJPI » Destaques » Cejusc de Parnaíba promove seminário sobre mediação e conciliação de conflitos

Cejusc de Parnaíba promove seminário sobre mediação e conciliação de conflitos

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Parnaíba realizou, na manhã do último dia 5, o seminário “Cenário e Perspectiva da Mediação e Conciliação”, com o objetivo de fomentar a sensibilização e a propagação dos métodos autocompositivos de resolução de conflitos, como parte da programação da I Jornada de Disseminação da Cultura da Paz de Parnaíba. O evento celebra o aniversário de cinco anos da implantação do Cejusc na comarca.

 

 

O seminário “Cenário e Perspectiva da Mediação e Conciliação”, ministrado pela servidora do TJ-PI e instrutora em mediação e conciliação judicial, Gislaine Maria Porto Costa, discutiu temas prescritos pela Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses. A iniciativa conjunta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (NUPEMEC/TJ-PI) e do Cejusc de Parnaíba visa promover a disseminação da cultura da paz aos futuros operadores do direito da comarca.

 

A mediadora do seminário, Gislaine Maria Porto Costa, citou alguns pontos relevantes para a disseminação da cultura de pacificação social que foram abordados no evento. “O seminário tratou sobre a importância da adequada capacitação em métodos autocompositivos, o importante papel dos advogados na ampliação do potencial da mediação e conciliação em nosso país e sobre a revolução ocasionada pela resolução 125/2010 do CNJ no sistema jurídico brasileiro de resolução de conflitos”.

 

 

Resolução 125 do CNJ

Este normativo dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário. Além disso, estabelece que os problemas jurídicos e dos conflitos de interesses, que são amplamente difundidos no seio social, sejam resolvidos de forma mais célere, mediante outros mecanismos de solução de conflitos, em especial dos consensuais, como a mediação e a conciliação.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email