Início » TJPI » Destaques » TJ-PI marca presença no 14º Fonamec, em Porto Alegre

TJ-PI marca presença no 14º Fonamec, em Porto Alegre

Publicado por: Rodrigo Araújo

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) marca presença na 14ª edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), em Porto Alegre – RS. Este ano, o evento traz o tema “Construir Pontes para a Cultura da Paz” e ocorre de 22 a 24 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Esta edição faz parte das comemorações oficiais dos 150 anos do TJ-RS.

 

 

O Fonamec tem por finalidade o implemento da mediação e da conciliação nos Estados e no Distrito Federal, buscando fomentar a cultura da paz com a apresentação e discussão de propostas, bem como o compartilhamento de boas práticas e experiências para o aperfeiçoamento dos métodos consensuais de resolução de conflitos. O Fórum é direcionado a representantes de Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs) dos Estados e do Distrito Federal e a Coordenadores dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs).

 

 

Para representar o TJ-PI, compareceu ao encontro o juiz coordenador do Nupemec, Virgílio Madeira, acompanhado das equipes dos Cejuscs de 1º e 2º grau, além da juíza da 8ª Vara Cível de Teresina, Lucicleide Pereira.

 

A juíza Lucicleide Pereira participou da Oficina de Mediação Empresarial ofertada pelo Fonamec e exalta as práticas compartilhadas. “Os mediadores formados em mediação empresarial têm a possibilidade de abrir suas próprias câmaras privadas para atuação. Isso quer dizer que é realizado um trabalho de excelência em Porto Alegre e que pode ser replicado por outros estados”, comenta.

 

O magistrado Virgílio Madeira assegura que participar do Fonamec deverá agregar aos trabalhos de mediação e conciliação do Judiciário piauiense. “Tem sido uma experiência substanciosa, no sentido de estarmos conferindo perspectivas teóricas e sobre novas ferramentas para os métodos autocompositivos, além da oportunidade de troca de experiências com colegas de todo o Brasil”, pontua.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email