Início » TJPI » Destaques » NUPEMEC dissemina Cultura de Justiça e Paz no meio acadêmico

NUPEMEC dissemina Cultura de Justiça e Paz no meio acadêmico

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

Pelo quarto ano consecutivo o NUPEMEC, através da Coordenação de Políticas Judiciárias de Cidadania, participou do CONAFFI – Congresso Acadêmico FATEPI/FAESPI, que este ano teve como tema “Violência e Educação – Diálogos Interdisciplinares como Possibilidades da Cultura de Paz”.

A abertura do evento aconteceu no dia 09.11, no auditório da OAB/PI, com uma mesa redonda onde a coordenadora das Políticas Judiciárias de Cidadania do TJPI/NUPEMEC, Maria Lila Castro Lopes de Carvalho mediou o debate sobre o tema, entre a assistente social Guiomar de Oliveira Passos, da Universidade Federal do Piauí e o promotor Francisco de Jesus Lima.

No dia 10.1, na FATEPI, Maria Lila proferiu palestra em forma de roda de conversa com alunos do curso de pedagogia daquela instituição onde abordou o tema “Justiça Restaurativa e Disciplina nas Escolas – Construindo Diálogos de Paz”.

Em ambas as oportunidades foi propiciada disseminação no mundo acadêmico do conhecimento acerca da iniciativa estratégica da cultura de justiça e paz, fundada no reconhecimento do potencial dos cidadãos em não apenas criar conflitos, mas de igualmente solucioná-los e agir preventivamente a estes, introduzida pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ através da Resolução nº 125/2010.

O debate integrativo que se transcorreu estimulou a reflexão sobre o papel do Estado e da sociedade frente às manifestações das questões socioculturais que estão contemporaneamente a impor um novo padrão de convivência societária pela mudança de valores e papéis institucionais ao longo da história, e nos colocam frente a um contexto sociopolítico onde a violência aparece como protagonista nas relações entre indivíduos e grupos sociais. Propiciou a divulgação de experiências exitosas em curso no nosso estado, seus limites e possibilidades. A constatação de que a aplicação da Justiça Restaurativa nas escolas de vários estados brasileiros, inclusive no Nordeste, tem rompido o ciclo de violência e trazido de volta adolescentes antes protagonistas de situações de conflitos para o convívio social e escolar produtivo sem a necessidade de aplicação de medidas de caráter meramente punitivo.

Nas interações com o público presente os debates mostraram como voz conjunta a grave necessidade de uma atuação pedagógica e política que perpasse todas as instituições sociais, com acento para a escola e a família, que dissemine desde a criança até o jovem e o adulto, uma cultura de paz e senso de justiça, por meio de uma educação propiciadora da construção de espaços de diálogo em ambientes de conflitos e de prevenção à violência. E segundo o Coordenador do Curso de Direito da FATEPI/FAESPI Thiago Carcará, que recentemente firmou convênio com o TJPI para instalação de um CEJUSC naquela instituição, “eventos como este e a capacidade de articulação e interlocução com o público da Dra. Lila, nossa parceira de outros CONAFFIs auxilia em muito a formação de uma nova mentalidade nos nossos alunos, mais comprometida com a cidadania”, pontuou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email