Início » TJPI » Destaques » “Vida na Água” e “Vida Terrestre” são ODSs trabalhados ao longo desta semana pela campanha Conhecendo a Agenda 2030

“Vida na Água” e “Vida Terrestre” são ODSs trabalhados ao longo desta semana pela campanha Conhecendo a Agenda 2030

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

“Vida na Água” e “Vida Terrestre” são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) trabalhados ao longo desta semana pela campanha Conhecendo a Agenda 2030, promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Nupemec/TJ-PI). A campanha tem como objetivo disseminar entre servidores, magistrados e seguidores do perfil @equipenupemectjpi informações sobre os 17 ODSs propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O ODS 14 diz respeito a “Conservar e garantir o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos” . Já o 15º ODS tem como proposta “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres”. “Foi nos oceanos que surgiu a primeira vida na Terra e, desde então, não paramos um minuto de depender dos seus recursos. Chuvas, água potável, clima, corais, alimentos e inclusive o oxigênio: tudo é fornecido ou regulado pelo grande ecossistema marinho”, declara Rinaldo Sousa, coordenador de Políticas Judiciais do TJ-PI, ressaltando que “o objetivo abrange uma série de questões inerentes à vida nas águas, como biodiversidade marinha, acidificação do oceano, derramamentos, descarga de água para os oceanos e saúde das zonas costeiras”.

Já o ODS 15 propõe “assegurar a conservação, recuperação e uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores e seus serviços, em especial florestas, zonas úmidas, montanhas e terras áridas, em conformidade com as obrigações decorrentes dos acordos internacionais”.

Assim, apoia e orienta medidas na direção de uma gestão sustentável das florestas, no fim da degradação do habitat natural, no combate à desertificação e no fim da perda da biodiversidade. “Todos esses esforços combinados querem garantir que os benefícios dos ecossistemas baseados na terra, incluindo meios de subsistência sustentáveis, sejam aproveitados pelas nossas gerações futuras”, afirma Rinaldo Sousa.

Durante toda a semana haverá divulgação no instagram do Nupemec/TJ-PI (@equipenupemectjpi) acerca de projetos e atividades relacionadas a esses dois ODSs.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email