Início » NUSA » NUSA-Campanhas » II SEMANA DO MEIO AMBIENTE TJPI

II SEMANA DO MEIO AMBIENTE TJPI

Publicado por: Diarlle Carvalho

 
 

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (NUSA), realizou uma série de ações dentro da 2ª Semana do Meio Ambiente em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 05 de junho.

O NUSA fixou a “Árvore de Atitudes” no Hall de Entrada do Fórum Cível e Criminal e posteriormente na sede do tribunal de Justiça do Piauí. O objetivo foi promover uma reflexão sobre as atitudes que cada indivíduo pode executar no seu dia a dia para preservar o meio ambiente.

Árvore de Atitudes.

Houve uma Feira de Produtos Agroecológicos na Entrada do Fórum Cível e Criminal de Teresina, na qual os interessados puderam adquirir produtos oriundos de agricultura familiar, cultivados sem adição de agrotóxicos e com menos agressão aos ecossistemas.

Feira de produtos Agroecológicos.

 

Foi ofertada uma Oficina de Hortas em Pequenos Espaços, realizada no Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí (CTT – UFPI). A Oficina foi resultado de uma parceria dos núcleos socioambientais do TJPI, TRE-PI e TRF-1 com a UFPI. Os servidores previamente inscritos contaram com transporte a cargo do Tribunal para chegar ao local da Oficina. O curso abordou aspectos teóricos e práticos sobre os seguintes temas: compostagem caseira, manejo de hortaliças, produção de caldas para controle de pragas e doenças (soluções alternativas) e montagem de estruturas para cultivo de hortaliças em pequenos espaços.

Oficina de Hortas em pequenos espaços.

 

Ocorrem duas Exposições de Artes feitas a partir de Materiais Recicláveis dos artistas José Roberto Correia Chimenes e Rogério Alves dos Santos, que foram apresentadas no Hall de entrada do Fórum da Capital.

Exposição do artista Roberto Chimenes.

 

Exposição do artista Rogério Alves.

 

Na Cerimônia de Encerramento houve a realização de uma palestra sobre Coleta Seletiva, em seguida, o representante da Associação dos Cegos do Piauí explanou sobre o Projeto de coleta de papéis inutilizáveis, desenvolvido no Fórum Cível e Criminal de Teresina e ressaltou a importância do projeto para a associação. 

Cerimônia de Encerramento.

Após a fala dos palestrantes, foi o momento de prestigiar os vencedores dos dois concursos sustentáveis promovidos pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (NUSA). O concurso “Eco-sacola criativa” premiou as três melhores artes feitas por servidores em sacolas ecológicas cedidas pelo NUSA. O concurso “Sou Sustentável” premiou o melhor vídeo mostrando ações sustentáveis praticadas por servidores em casa ou no ambiente de trabalho.

Concursos “Eco-Sacola criativa” e “Sou sustentável”

 

Vencedoras do Concurso “Eco-Sacola Criativa”.

Vencedora do concurso “Sou sustentável”

 

Ao final do evento, foram entregues ainda mudas de plantas Nativas e Frutíferas cedidas pela Prefeitura Municipal de Teresina.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email

Últimas Notícias