TJ amplia união entre justiça restaurativa e projeto de ressocialização de apenados

Publicado por: Viviane Bandeira

 
 

Em reunião realizada ontem (10), membros do Núcleo de Justiça Restaurativa ddo Tribunal de Justiça do Piauí e do projeto Ressocializar Para Não Prender iniciaram o planejamento de ações conjuntas, a fim de garantir aos internos do sistema prisional o acesso à justiça restaurativa como possibilidade de resolução de conflitos graves.

A justiça restaurativa chega com o novo olhar e novas possibilidades de resolução de conflitos graves, inclusive criminais, sem a necessidade de chegar às barras do Tribunal de Justiça”, avalia Rita Lemos, coordenadora do projeto Ressocializar Para Não Prender.

Maria Lila Carvalho, que integra o Comitê Gestor da Justiça Restaurativa no TJPI, explica que neste primeiro encontro foram iniciadas as tratativas para a elaboração de um projeto técnico-operacional e de uma agenda de trabalho que contemple as atividades das duas equipes.

O foco da Justiça Restaurativa é a responsabilização dos envolvidos e um de seus eixos principais de ação é a comunidade. Nesse sentido, ela possibilita a entrega do justo em questão de Justiça, engajando autores, vítimas e a comunidade. Trabalharemos especialmente no diálogo com outras instituições, a fim de fortalecer uma rede interinstitucional de atendimento e apoio a pessoas atingidas por atos de quebra da lei, a fim de estimularmos e fomentarmos o enfrentamento restaurativo de situações relacionais que vulnerabilizam indivíduos e grupos sociais, alcançando a estabilização das relações sociais”, analisa Maria Lila Carvalho.

Compartilhe: