Início » Coordenadoria da mulher » XIII FONAVID: Painéis ressaltam impacto da violência psicológica na mulher e atuação com perspectiva de gênero

XIII FONAVID: Painéis ressaltam impacto da violência psicológica na mulher e atuação com perspectiva de gênero

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A XIII edição do FONAVID (Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra mulher) teve continuidade na manhã desta quarta-feira com mais dois painéis temáticos apresentados de forma híbrida (presencial e online).

No primeiro Painel, Jacqueline Machado e Maria Domitila Prado Manssur falaram sobre a ‘Atuação com perspectiva de gênero: uma construção histórica. A explanação foi acompanhada de perto pelos presentes e por vários participantes em todo o Brasil por meio da transmissão no youtube.

Segundo Jacqueline Machado, a atuação judicial com perspectiva de gênero por parte dos magistrados e magistradas é uma tentativa de igualar a mulher ao homem neste cenário de uma cultura machista.

“Essa atuação é um método que faz com que o juiz e a juíza consigam igualar as partes. Sabemos que existem os direitos das mulheres, mas que ainda é um direito que tem viés patriarcal, machista, porque foi construído em meio a uma sociedade que é assim. Logo, precisamos dessa equalização, para que a mulher tenha a mesma oportunidade dentro do processo, que seja ouvida de forma qualificada para que efetivamente haja igualdade entre as partes”, afirmou a painelista.

Logo em seguida a neurocientista Regina Lúcia Nogueira abordou a temática ‘Crime de violência Psicológica contra a Mulher sob a ótica da dignidade da Pessoa Humana: os Olhares do Direito e da Neurociência’. Para ela, um tema que leva a uma reflexão ampla, pois permite entender qual o impacto deste tipo de violência não só no corpo da mulher, mas na mente.

“Um aspecto importante que temos em mente é que para o ser humano, as experiências que envolvem ameaças, medo, manipulação, são experiências opressoras que alteram a forma como o cérebro funciona. Em consequência, altera a forma como são produzidos os hormônios de estresse e isso altera o funcionamento não só do cérebro, mas do corpo como um todo. Isso acaba por gerar inúmeras doenças que chamamos de mentais e outras doenças físicas. Existem vários comportamentos das mulheres que às vezes não fazem sentido, que não compreendemos o trauma, passamos a compreender quando mostramos que essas violências são, de fato, traumáticas”, analisou Regina Lúcia.

Uma equipe médica da Superintendência de Gestão da Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Sugesq/TJ-PI) está no evento apta a prestar os atendimentos, caso necessários.

O EVENTO
O XIII FONAVID teve início na segunda-feira (29) pela manhã com a realização do COCEVIVD. Já no início da noite ocorreu a abertura oficial do evento no Teatro 4 de setembro.

No segundo dia ocorreram painéis pela manhã (Segundo dia do XIII Fonavid é marcado por discussões sobre violência de gênero e preconceito racial) e Oficinas durante toda a tarde (Autocuidado, tecnologia, inovação e articulação de redes são destaques nas Oficinas do XIII FONAVID). A programação continua nesta quarta-feira (01/12) com Painéis e Oficinas e encerra na quinta-feira (02) pela manhã, com a palestra “Julgamento com perspectiva de gênero: um contributo para a igualdade substancial”, a ser proferida pela juíza Alice Bianchini.

VEJA TAMBÉM
Terceira edição do COCEVID inicia em Teresina-PI
XIII FONAVID: Piauí recebe evento para debater ações de combate à violência doméstica e familiar contra mulher
Segundo dia do XIII Fonavid é marcado por discussões sobre violência de gênero e preconceito racial
Autocuidado, tecnologia, inovação e articulação de redes são destaques nas Oficinas do XIII FONAVID

CONFIRA AS FOTOS DOS PAINÉIS

Comitiva do Paraná. Da esquerda para direita: Servidora Maísa Schneider; Magistrado Eldom Stevem; Magistrada Márcia Guimarães; Servidora Bruna Rosa; Magistrado Marcos Araújo e Magistrado Renato Garcia


Compartilhe: