Início » BNMP 2.0

BNMP 2.0

Introdução

O Banco Nacional de Mandados de Prisão – BNMP, implementado pelo CNJ em 2011 e já integrado em todos os tribunais, é uma ferramenta que possibilita o registro e consulta de informações sobre mandados de prisão.

A atual crise no sistema carcerário mostrou a necessidade de dados mais amplos e informações confi áveis para permitir o planejamento necessário para mudarmos essa realidade no Brasil.

Assim, o CNJ desenvolveu o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões, o BNMP 2.0. Esta nova versão do sistema vai permitir, além do monitoramento das ordens de prisão expedidas pelo Judiciário, o controle do cumprimento das ordens de prisão e soltura em âmbito nacional e em tempo real, permitindo a criação de um Cadastro Nacional de Presos.

O Cadastro vai trazer mais segurança para a sociedade e eficiência para o Judiciário, já que todas as informações sobre pessoas procuradas pela Justiça ou presas em estados diversos estarão, agora, integradas.

A partir da alimentação dos dados, o Poder Judiciário criará um banco de dados dinâmico e de abrangência nacional.

Como obter acesso?

  1. Realize seu pré-cadastro. Para tanto, leia o manual e tome cuidado para selecionar a Unidade de trabalho (Vara/Juizado) corretamente. Veja como fazer seu pré-cadastro clique aqui.
    1. O sistema do BNMP 2.0 foi desenvolvido de forma que não existam números de CPF ou conta de e-mail duplicados. Assim, não existe possibilidade de que todos os servidores se cadastrarem utilizando o e-mail da Secretaria, por exemplo.
  2. Faça o pedido de validação, enviando um SEI à unidade GMF indicando:
    1. Unidade de trabalho (Vara/Juizado);
    2. nome completo;
    3. matrícula; e
    4. CPF.
  3. Aguarde ser atendido pelo SEI.
  4. Caso seu cadastro seja validado, você receberá no e-mail uma senha para acesso ao sistema. O e-mail é enviado automaticamente pelo sistema e poderá ser encontrado na “Caixa de entrada”, “Lixo eletrônico” ou “Spam”. Verifique esses locais antes de abrir um chamado no SEI.

Como acessar o sistema?

De posse da senha recebida no e-mail automático, acesse o site https://bnmp2.cnj.jus.br e informe seu CPF e senha.

Manuais do sistema (em vídeo)

O CNJ disponibilizou vídeos com instruções de utilização do sistema nos links abaixo.

Dúvidas frequentes

  1. O sistema apresenta a mensagem de erro “CPF já em uso” ou “E-mail já em uso”. O que fazer?
    1. Estas mensagens indicam que alguém, no Brasil, já realizou pré-cadastro e informou o mesmo CPF ou e-mail que você está tentando utilizar. Neste caso abra um chamado via SEI ao GMF informando seus dados e qual mensagem de erro, para que seja repassado ao CNJ.
  2. Esqueci a senha. O que fazer?
    1. Acesse o site do BNMP 2.0 e clique na opção “Esqueci a senha”. Informe seu CPF nos dois campos e clique em “Enviar”. Verifique seu e-mail cadastrado no sistema.
  3. Não recebi a senha. O que fazer?
    1. Acesse o site do BNMP 2.0 e clique na opção “Esqueci a senha”. Informe seu CPF nos dois campos e clique em “Enviar”. Verifique seu e-mail cadastrado no sistema.
  4. A senha nunca chegou. O que fazer?
    1. Se você tentou os passos 1 e 2 acima, provavelmente seu e-mail foi informado incorretamente no pré-cadastro. Nestes casos, envie um SEI à unidade GMF solicitando a correção do e-mail no cadastro e informando o endereço correto. Após a resposta positiva do SEI, faça o procedimento do item 2 acima.
  5. Posso alterar a senha?
    1. Veja como alterar sua senha neste manual BNMP – troca de senha.
  6. Como alterar a senha?
    1. Veja como alterar sua senha neste manual BNMP – troca de senha.
Compartilhe: