Des. Magalhães da Costa tem nome em praça de Piracuruca

Publicado por: admin

 
 

Foi inaugurada, no último sábado, 28/06, a revitalização da praça que tem o nome do Desembargador José Magalhães da Costa, na cidade de Piracuruca (PI), cidade natal do contista, nascido em 18 de maio de 1937. Magalhães da Costa se imortalizou em nosso Estado principalmente como contista e narrador dos casos e modo de ver, pensar e agir do caboclo nordestino, em linguagem que muito se assemelha a José Lins do Rego.

Foi exatamente nas proximidades da Praça recém inaugurada, que recebeu seu nome, que o "Zé do Branco", como era mais conhecido o notável magistrado, construiu muitas de suas histórias, em consagrados livros como Casos Contados, Estação das Manobras e Traquinagem.

Magalhães da Costa foi desembargador do TJ/PI entre 1997 e 2002, falecendo em 20 de junho de 2002, tendo ainda sido membro de diversas Academias de Letras, entre elas a Piauiense, a do Vale do Longá, a Parnaibana de Letras e dos Magistrados Piauienses.

Segundo a esposa do falecido magistrado, Júlia Lima Magalhães "a inaguração desse logradouro público trata-se de importante retribuição do povo piracuruquense, por meio de sua administração, a um filho da terra ilustre, que dignificou e tão bem representou sua região em suas diversas obras, não deixando que sua memória seja esquecida, como acontece com tantoso outros dignos piauienses", finalizou D. Júlia.

—–
Fonte: Dr. Joseli Magalhães

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email