Instalada a consulta a processos da Comarca de Parnaíba

Publicado por: admin

 
 

Um passo importante para que um sonho se tornasse realidade foi dado com a implantação do sistema de consulta a processos em tramitação via internet na Comarca de Parnaíba. Segundo o Dr. Olímpio José Passos Galvão, Diretor do Fórum, “a implantação dessa forma rápida de verificar o andamento processual era um desejo de todos, dos magistrados, dos advogados, dos jurisdicionados e dos servidores”.

"A instalação da consulta digital na Comarca de Parnaíba não significa que o judiciário estadual está totalmente informatizado, e muito menos que os juizados e comarcas do Estado estão interligados e que papel agora é coisa do passado. A mudança ainda está por vir, mas já começou com a cidade  parnaibana. Em passos lentos, o uso do processo virtual aumenta."

Olímpio Galvão lembrou que, como Diretor do Fórum há vários anos, tem sempre lutado para tornar realidade o sonho de implantar esse sistema de consulta via internet. Por isso mesmo, a notícia da instalação do novo sistema de acompanhamento processual foi recebido por todos que fazem o judiciário parnaibano com muita alegria, com muita satisfação e a certeza de que a justiça terá mais agilidade.

Dr. Olimpio Galvão convocou magistrados, advogados e servidores para uma reunião no Fórum para comunicar que a Comarca de Parnaíba foi beneficiada pela decisão do Tribunal de Justiça em implantar o sistema de consultas a processos via internet. A notícia deixou todos os presentes satisfeitos com o sucesso. "O sistema atualmente funcionando na Comarca de Parnaíba, sem nenhuma falha. Tem jurisdicionado consultando o movimento processual diariamente". Foi observado que houve uma diminuição acentuada no movimento de jurisdicionados e advogados nos cartórios depois da instalação do sistema, isso porque eles estão consultando diretamente na internet a movimentação processual.

Para o Juiz a consulta do andamento de processual via internet tende trazer rapidez e economia para o Judiciário. Também vai agilizar as pesquisas feitas por magistrados, jurisdicionados e advogados, facilitar acesso rápido ao material de trabalho e a fazer pesquisas. Para o Diretor do Fórum, os jurisdicionados são os principais beneficiados porque hoje eles têm como acessar a internet, mesmo quando não possuem um computador em casa, eles têm acesso através de uma lan house.

Olimpio Galvão elogiou o trabalho desenvolvido pelo pessoal do PRODAJUS que tem conseguido em pouco mais de dois anos, modernizar o judiciário piauiense. A implantação do sistema de consultas a processos em tramitação objetiva tornar mais céleres os serviços da Justiça. O diretor do Fórum  de Parnaíba disse que a instalação da busca de andamento processual  "demonstra que o futuro da Justiça começa com essa interação de levar a melhoria desse sistema a todas as comarcas” e disse que o programa "é total sucesso embora tenha sido implantado recentemente". A sua expectativa é de que em breve todo os processos nos juizados sejam feitos eletronicamente, "uma vez que estamos preparados para adotar esse sistema integralmente, já que o sistema provou que é um sucesso" finalizou o Juiz.

—–
Fonte: ASCOM – TJ/PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email