Seminário destaca importância da gestão sustentável e orienta servidores e magistrados

Publicado por: admin

 
 

Idealizado pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com a Escola Judiciária do TJ-PI (EJUD), foi aberto o Seminário Encontro Judiciário Piauiense Sustentável.

O evento objetiva despertar nos integrantes do judiciário piauiense o senso de responsabilidade social e preservação ambiental, além da necessidade de elaboração e execução do Plano de Logística Sustentável.

Além do Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, estiveram presentes Norberto Campelo, Conselheiro do CNJ, Chico Lucas, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI), o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, o Desembargador do TJ-MA, Jorge Rachid Maluf, Patrícia Feitosa, Defensora Pública, Meton Marques, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT22), Marco Aurélio Adão, Procurador Chefe do Ministério Público Federal no Piauí (MPF), os Desembargadores do TJ-PI, Sebastião Ribeiro Martins, Hilo Almeida, Fernando Lopes, Ribamar Oliveira, Oton Mário José Lustosa Torres, bem como os juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria.

O presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, fez a abertura do seminário, destacando a importância das ações de sustentabilidade e de como será importante para a qualificação dos servidores.

“O evento tem a parceria com o CNJ, mais especificamente com a Comissão de Sustentabilidade, representada pelo piauiense Norberto Campelo. É um trabalho que ele vem fazendo nos demais estados e agora chega ao Piauí, que é uma preocupação com a sustentabilidade na administração pública. Um exemplo típico que cito quanto à sustentabilidade é com relação aos processos licitatórios, que sempre se preocupou em obter o menor preço em detrimento da preocupação com a poluição ambiental, sonora, consumo maior de energia. Então, este norte que o CNJ nos traz é importante para orientar os tribunais com uma nova política nacional de sustentabilidade. Outro foco também é reeducar o servidor para que tenha consciência quanto aos recursos, que são esgotáveis. Conscientes, eles podem economizar na energia, no uso de papéis, com as impressões. Enfim, o TJ-PI também está preocupado com as questões do meio ambiente e tem várias ações neste sentido”, destaca o Presidente Erivan Lopes.

O advogado piauiense Norberto Campelo, Conselheiro do CNJ, fez a palestra de abertura do evento, que encerra nesta terça-feira (09/08. Ele tratou sobre a Responsabilidade Socioambiental para Eficiência no Poder Judiciário: A efetividade da Resolução do CNJ nº 201/2015.

“O que trago aqui é um recado do CNJ quanto ao tema sustentabilidade. Aqui no TJ-PI tenho visto o esforço dos gestores e o resultado já será percebido no próximo relatório do Justiça em números. O avanço deve chegar a mais de 30% e isso é importante. São medidas inovadoras que são adotadas e que fazem a mudança. Neste processo são necessárias mudanças drásticas de comportamento e que já são adotadas em outros tribunais. Está aqui no TJ do meu estado, é poder colaborar com o avanço desta instituição tão importante para todos”, avalia o Conselheiro Norberto Campelo.

Ketlin Feitosa Scartezine, chefe de gestão socioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ) encerrou as palestras do primeiro dia falando sobre Plano de Logística Sustentável – Desafios e Possibilidades. Ela fez uma palestra bem participativa, apontando várias ações para a gestão sustentável e integrando todos os presentes.

“Quem já ouviu falar na síndrome do post it? E do complexo de Gabriela? E daquele movimento de levantar da cadeira? Alguém conhece aqui? São estes questionamentos que fazemos para despertar em cada servidor a consciência sustentável para que ele também se sinta responsável pela gestão do órgão que trabalhe. Esperamos que cada um, ao término do evento, possa se sentir preparado para colaborar com esta gestão sustentável”, afirmou a palestrante.

Participam do encontro representantes do corpo administrativo do TJ-PI (Presidência, Corregedoria e EJUD); os secretários e coordenadores de setores; os secretários de vara da capital; os diretores de secretaria de juizados especiais da capital; os chefes de gabinete de desembargadores e os assessores ou oficiais de gabinete de cada magistrado da capital; desembargadores, juízes, demais servidores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional do Trabalho (TRT 22ª região), Tribunal de Contas do Estado do (TCE), Justiça Federal – Seção Judiciária do Piauí, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí (OAB-PI).

Os participantes do encontro terão direito ao certificado com carga horária equivalente a 12h/aula.


VEJA A GALERIA DE FOTOS

FOTOS: Fernando Castelo Branco

—–
Fonte: Ascom TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email