EJUD-PI atualiza sua Biblioteca Digital com novas publicações da Editora Fórum

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (EJUD/TJPI) informa que a Biblioteca Digital passou por atualização em seu acervo, passando a disponibilizar agora o quantitativo de 922 livros registrados e 485 vídeos (debates variados com assuntos atuais), além dos 53 Periódicos/Revistas, Informe Jacoby Diário e as legislações codificadas, antes disponíveis.

Lembrando que os serviços da Biblioteca Digital estão disponíveis a todos os magistrados e servidores do TJPI, através de prévio cadastro na plataforma Fórum Conhecimento Jurídico, por meio do e-mail institucional. Para acessar, basta seguir o link: https://www.forumconhecimento.com.br/inicial.

Por oportuno, ressalte-se que a Biblioteca Digital dispõe de vasto acervo bibliográfico, com obras indispensáveis ao pleno aperfeiçoamento profissional dos servidores e magistrados do Tribunal. Em caso de dificuldades na realização do cadastro, os interessados podem entrar em contato com a Escola Judiciária através do e-mail: ejud.biblioteca@tjpi.jus.br, ou por meio do WhatsApp, na pessoa da Bibliotecária Chefe, pelo número (86) 98835-3021.

Além disso, a Escola Judiciária disponibiliza livros  físicos de diversos ramos do Direito, por meio de empréstimo na Biblioteca Física. Para ter direito a fazer empréstimos no acervo físico, o usuário deve fazer parte do quadro de pessoal do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Para tanto, será necessário acesso ao link: http://http://www.tjpi.jus.br/portaltjpi/biblioteca-judiciaria/cadastro-acervo-fisico/, no qual a pessoa interessada deverá inserir seus dados para a efetivação do cadastro.

Confira algumas das atualizações da Biblioteca Digital:

Descrição

O livro é dirigido aos mais diversos profissionais e pessoas comuns que atuam na área de habitação popular, seja por dever profissional ou por vocação e determinação voluntária. Assim, profissionais das mais diversas áreas, como Geografia, Serviço Social, Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Direito obviamente e outras áreas afins, bem como associações de moradores, entidades da sociedade civil, ONGs, sindicatos, faculdades, núcleos de atendimento a direitos humanos farão bom uso deste livro. Muito embora o enfoque seja em uma lei, a mais recente lei de regularização fundiária urbana, a 13.465/2017, não se trata de um livro especificamente de Direito. Muito pelo contrário, o objetivo desta obra é servir a todos aqueles que atuam para garantir o direito constitucional a uma moradia digna aos cidadãos e com isso ir melhorando nossas cidades.

Detalhes

Autor: Altivo Ovando Júnior

Ano: 2021

Del Rey 4ª Série

1ª Edição (136 páginas)

Descrição

Trata-se de texto que analisa os resultados de pesquisa de julgamentos, realizados pelo Superior Tribunal de Justiça, que tratou de responsabilidade civil das operadoras de planos de saúde diante de erros médicos sofridos pelos seus beneficiários. Com profunda análise teórica, o texto aborda, também, questões contemporâneas acerca do mercado das operadoras de planos de saúde, apontando a melhor conclusão jurídica diante das inúmeras situações que o dia a dia apresenta, parametrizando e compatibilizando as teorias jurídicas da responsabilidade civil.

Detalhes

Autor: Marcelo Rivera

Ano: 2021

8ª Série

1ª Edição (180 páginas)

Descrição

Da professora para seus alunos. Da advogada para seus clientes. Da consultora para os empreendedores culturais e todos aqueles que querem saber mais sobre o tema. Assim é o “Curso de Direito Autoral”, no qual a advogada, jornalista e youtuber Elisângela Menezes, a Dra. Elis, percorre com maestria o tema, aliando o conhecimento teórico da academia à abordagem prática que seus quase 20 anos de mercado lhe agregaram. A segunda edição faz um passeio que vai do Direito Autoral clássico até a era digital, explorando temáticas recorrentes de maneira simples e didática, com quadros esquemáticos ao final dos capítulos. Um convite ao empoderamento jurídico por meio do conhecimento acessível e de qualidade. Aliás, esse é o lema dela e também o nosso. Boa leitura.

Detalhes

Autor: Elisângela Dias Menezes

Ano: 2021

Del Rey 4ª Série

2ª Edição (296 páginas)

Descrição

A revisão de literatura, no caso específico do Código de Processo Civil de 2015, é uma revisitação ao que já foi produzido pela doutrina e jurisprudência nestes quase 05 anos de vigência da nova legislação processual, que veio para impactar a forma de solução dos conflitos, visando afastar aquele sentimento de morosidade da justiça. Os autores da obra, ao realizarem esta revisão dos institutos e novidades trazidas pelo CPC/15, após um período razoável de produção doutrinária e jurisprudencial, demonstram a relevância de cada artigo que compõe o livro. Destaca-se a importância de capítulos que tratam da conciliação e mediação na atual sistemática processual; do princípio da cooperação; da distribuição do ônus da prova; fundamentação da sentença – dever do julgador que gera rico debate entre os estudiosos, buscando transparência da decisão, com fortalecimento do próprio Estado Democrático de Direito; os recursos na sistemática do CPC/15; e a famigerada técnica do julgamento estendido.

Detalhes

Autor: Richardson Xavier Brant

Ano: 2021

Del Rey 4ª Série

1ª Edição (252 páginas)

Descrição

A presente obra se dedica experiência no tratamento dos conflitos. Mostra e trata do desenvolvido um sistema de perícias médicas orais seguidas de tentativas de conciliação em processos de benefícios previdenciários por incapacidade. A relevância desse projeto foi reconhecida, em 2010, pelo Conselho Nacional de Justiça, vindo a ganhar o I Prêmio “Conciliar é Legal” na categoria “Juiz Federal”, sendo contemplados ambos os magistrados, Mauro Spalding e Bruno Takahashi.

Detalhes

Autor: Bruno Takahashi

Ano: 2021

Del Rey 4ª Série

1ª Edição (304 páginas)

Descrição

Ao entrar em vigor, na sua plenitude, em 2017, a Lei nº 13.019/14 mudou por completo o regime das parcerias e das transferências de recursos públicos para o Terceiro Setor. Há mais de 30 (trinta) anos trabalhando diariamente com a Administração Pública, os autores apresentam, neste livro, as ferramentas práticas indispensáveis a implementar a Lei nº 13.019 em sua inteireza, e deixam as lições acerca da teoria necessária à compreensão do novo regime de parceirização. Este livro foi propositalmente concebido em linguagem simples e objetiva, considerando os impactos da Lei nº 13.019 para os órgãos públicos e para as entidades do Terceiro Setor.

Detalhes

Autor: Viviane Fernandes de Araújo, Sirley de Oliveira Arruda, Maria do Carmo de Campos Valadares, Jair Eduardo Santana

Ano: 2021

4ª Série

2ª Edição (324 páginas)

Descrição

Temos uma nova lei de licitações e contratos: a Lei nº 14.133/2021. Ela revoga a Lei nº 8.666/1993, a Lei do Pregão e parte da Lei do RDC, além de introduzir modificações no CPC-2015, no Código Penal, na Lei Geral de Concessões e na Lei das Parcerias Público-Privadas. A sua edição resulta de iniciativa do Congresso Nacional por consolidar a disciplina normativa do tema em um único diploma legal, editado como norma geral em matéria de licitações e contratos (CRFB, art. 22, XXVIII). O trabalho busca conjugar as novidades trazidas pelo legislador (com destaque para a sua incidência, por taxativa disposição legal, também aos órgãos de controle) a ferramentas colhidas do Modelo Brasileiro de Processo (instrumentalidade das formas, contraditório, cooperação, modelo de precedentes etc.), com o propósito de superar, mediante interpretação sistemática do direito, algumas das principais deficiências que contratantes, licitantes/contratados e controladores apontavam na legislação revogada.

Detalhes

Autor: Claudio Madureira

Ano: 2021

8ª Série

1ª Edição (557 páginas)

Descrição

Partindo de um novo conceito de contraditório e de uma nova concepção de acertamento da verdade fática processual, principalmente com a adoção da colaboração premiada no sistema acusatório brasileiro, a paridade de armas ganha força para reservar às partes um inovador protagonismo no processo penal brasileiro. Esta obra apresenta ao leitor as nuances de um olhar moderno e eficaz para a compreensão de uma nova roupagem do devido processo legal, ora pela ótica do justo processo.

Detalhes

Autor: Welton Roberto

Ano: 2021

8ª Série

2ª Edição (187 páginas)

 

FONTE: EJUD/PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email