Escola Judiciária realiza curso de ‘Formação em Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos e Interesses’

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) deu início, na tarde da última (segunda-feira), às aulas do curso de ‘Formação em Política Pública de Tratamento Adequado de Conflitos e Interesses’. A formação seguirá até sexta-feira (16). A aula inaugural contou com a participação de 27 alunos, além da presença do Diretor Geral da EJUD-PI, o desembargador Sebastião Ribeiro
Martins, que realizou a abertura do curso.

As aulas acontecem no formato presencial mediado por tecnologia (on-line), através da plataforma Cisco Webex Meetings, com o objetivo de resguardar a plenitude das condições de saúde das pessoas envolvidas na realização da atividade educacional, haja vista as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

O ministrante será o Dr. Rogério Monteles da Costa, Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Maranhão. A formação contará com a carga horária de 20h/a. O objetivo do curso é desenvolver nos participantes senso crítico com relação ao papel da mediação e conciliação e outros métodos consensuais de solução de conflitos no contexto do desenvolvimento da cultura da paz, com vistas à consolidação da Política Judiciária de Tratamento Adequado dos Conflitos e ao aumento dos índices de conciliação no âmbito do
Poder Judiciário Piauiense.

A formação busca, ainda, capacitar os magistrados para auxiliá-los no enfrentamento do problema concreto da aplicação da nova legislação (Lei nº 13.140/2015 – Lei de Mediação) e no cumprimento das diretrizes dos órgãos de controle e orientação, buscando disseminar a visão de mudança do paradigma judicial, do acesso à justiça, o sistema de tribunal multiportas,  com vistas ao fortalecimento da cultura da paz.

Após o término do curso, os participantes capacitados poderão emitir os certificados via plataforma EducaEnfam. A modalidade do formato online, presencial mediado por tecnologia, está em conformidade com a Portaria Nº 2211/2020 –PJPI/EJUD-PI, de 22 de julho de 2020.

 

FONTE: EJUD-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email