Início » EJUD » Destaques-EJUD » Ejud-PI participa do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura em Santa Catarina

Ejud-PI participa do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura em Santa Catarina

 
 

Os dirigentes da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) participaram, entre os dias 12 e 13 de setembro, em Florianópolis (SC), do XLIX Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), evento paralelo ao Congresso Estadual de Magistrados e ao Congresso do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) de Santa Catarina. O evento contou com a participação de presidentes das Escolas Judiciárias e Escolas Estaduais da Magistratura e diversos atores da magistratura em âmbito nacional, visando à ampliação da integração entre as Escolas e o fortalecimento de suas ações didáticas e acadêmicas no estudo do Direito.

“A privacidade digital é um tema que exige muita cautela de todos nós operadores do direito. Devemos buscar um equilíbrio entre as possibilidades oferecidas pela tecnologia e a preservação da privacidade dos cidadãos”, ponderou o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino na abertura do XLIX Copedem. Durante a conferência, o ministro alertou sobre os impactos da inteligência artificial na privacidade dos cidadãos brasileiros, apresentando um panorama do desenvolvimento da legislação brasileira sobre o tema, desde o período anterior ao Marco Civil da Internet. Sanseverino  citou também casos emblemáticos que resultaram em jurisprudências até 2014 e destacou as mudanças proporcionadas pela aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados, no ano passado.

O Copedem constitui-se em um espaço de troca de experiências entre os convidados que, na ocasião, discutiram sobre boas práticas adotadas pelas Escolas. Ao final do evento, o presidente do Colégio, desembargador Marcos Villas Boas, leu a “Carta de Florianópolis”.

Participaram do evento o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli; o diretor-geral da Ejud-PI, desembargador Fernando Lopes e o vice-diretor da Ejud-PI, desembargador Edvaldo Moura; o magistrado do TJ-PI Thiago Aleluia; a superintendente administrativa da Ejud-PI, Evangilina Dias; e a servidora do TJ-PI Alda Gardênia; além de desembargadores, juízes e professores convidados.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email