Início » EJUD » Destaques-EJUD » INFORME EJUD-PI: Escola Judicial de Roraima (EJURR) realizará curso sobre a Política Institucional do Poder Judiciário para a promoção da aplicação de alternativas penais, credenciado pela Enfam

INFORME EJUD-PI: Escola Judicial de Roraima (EJURR) realizará curso sobre a Política Institucional do Poder Judiciário para a promoção da aplicação de alternativas penais, credenciado pela Enfam

 
 

A Escola do Poder Judiciário de Roraima (EJURR), realizará o curso Política Institucional do Poder Judiciário para a promoção da aplicação de Alternativas Penais – Resolução 288/2019 do CNJ restaurativo (20 horas/aula), credenciado pela Enfam. A formação é aberta para inscrições de magistrados de outros tribunais, que podem ser realizadas até às 14h do dia 23 de junho (sexta-feira), através deste link: http://ejurr.tjrr.jus.br/index.php/politica-institucional-do-poder-judiciario-para-a-promocao-da-aplicacao-de-alternativas-penais-resolucao-288-2019-do-cnj-restaurativo.

O curso será realizado no período e nos horários constantes na Programação localizada abaixo, na modalidade EaD, com tutoria (atividades assíncronas), pela plataforma digital Google Classroom. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas.

O curso tem por objetivo atualizar os magistrados quanto às normas previstas na Resolução 288/2019 do CNJ, que atualiza a política institucional do Poder Judiciário para a promoção da aplicação de alternativas penais, de forma que os magistrados possam proferir decisões e sentenças de modo mais preciso e adequado ao contexto em que se acha o nosso atual sistema prisional, visando principalmente a proporcionalidade e a idoneidade das medidas penais.

A confirmação das inscrições se dará com a publicação da lista de inscritos até o dia útil anterior a realização da ação formativa, no sítio da EJURR (ejurr.tjrr.jus.br).

A avaliação dos alunos se dará na perspectiva formativa do processo de ensinagem no âmbito da aprendizagem significativa. A avaliação do curso será de reação, pela percepção dos participantes em forma de respostas a perguntas fechadas, apresentadas em formulário específico para sua mensuração, onde serão considerados pontos como objetividade, organização, programa e avaliação, dentre outros.

Serão certificados os alunos que obtiverem frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso e aproveitamento na avaliação formativa.

VEJA A PROGRAMAÇÃO:

Data/hora

Conteúdo Programático 

Carga horária

 

02/08/2021

 

Ambientação

Leitura dos arquivos disponibilizados, bem como dos comentários do tutor.

Fórum de debate para análise e discussão dos temas apresentados.

2 h/a

03/08/2021

a

06/08/2021

1- Contextualização histórica

2- Principais críticas à política de aplicação de alternativas penais

3- Disposições Gerais

4- Penas restritivas de direitos

5- Transação penal e suspensão condicional do processo

 9 h/a

09/08/2021

a

13/08/2021

6- Suspensão condicional da pena privativa de liberdade

7- Conciliação, mediação e técnicas de justiça restaurativa

8- Medidas cautelares diversas da prisão

9- Medidas protetivas de urgência

10- As finalidades e o cabimento da aplicação de alternativas penais.

9 h/a

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email