Início » EJUD » Destaques-EJUD » A história do Desembargador José Luiz Martins de Carvalho (In memória) é destaque no projeto Memória Viva 

A história do Desembargador José Luiz Martins de Carvalho (In memória) é destaque no projeto Memória Viva 

 
 

“Morrem as pessoas físicas, mas deixam histórias”, resumiu Umbelina Ferraz de Carvalho sobre a trajetória do pai Desembargador José Luiz Martins de Carvalho homenageado, na última segunda-feira (30/08), pelo o projeto Memória Viva: Resgatando a memória do Judiciário Piauiense.

Na entrevista, conduzida pelo Desembargador Luiz Gonzaga Brandão, decano do TJ-PI e presidente do Programa Gestão Documental, Memória e História do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Prodoc) e professor Willame Carvalho, a filha caçula contou curiosidades e particularidades do Desembargador José Luiz Martins de Carvalho (In memória) na trajetória pelo o judiciário piauiense. 

“Eu cresci vendo a paixão do meu pai pela magistratura. Cresci admirando a seriedade, o respeito e o amor que tinha pelo trabalho”, disse Umbelina Ferraz. 

O Desembargador Brandão contou que conheceu o magistrado na cidade de Floriano quando advogou no município, e teve a honra de receber o voto de José Luiz Martins de Carvalho para o cargo de Desembargador anos mais tarde.

Umbelina Ferraz conta que o pai tinha grande admiração pela a política e chegou acompanhar, o político Demerval Lobão em alguns eventos, mas  na viagem do dia 4 de setembro de 1958, quando faleceu em virtude de um desastre automobilístico ocorrido próximo ao povoado Morrinhos, seu pai desistiu na última hora para fazer uma prova do curso de direito, uma história que o  pai contava deitado na rede da varanda de sua casa.  

Entre tantas outras histórias como a candidatura para Deputado Estadual, em Oeiras. 

Veja a entrevista completa no canal da Ejud/ PI:

https://www.youtube.com/watch?v=t1XNWw9lB8Q

O projeto Memória Viva: Resgatando a memória do Judiciário Piauiense nasceu através do Plano de Gestão do Prodoc, com o objetivo de contribuir para a construção da memória do Tribunal de Justiça, como uma importante ferramenta na consolidação da identidade do Poder Judiciário e conta com o apoio da Presidência do Tribunal, Corregedoria Geral da Justiça, Vice-Corregedoria e da Escola Judiciária, que têm fornecido subsídios e estrutura para o desenvolvimento das atividades.

Perfil do Desembargador:

José Luiz Martins de Carvalho

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email