Início » EJUD » Destaques-EJUD » Conselheiro da EJUD Thiago Aleluia realiza palestra em evento internacional

Conselheiro da EJUD Thiago Aleluia realiza palestra em evento internacional

 
 

O magistrado e membro do Conselho Consultivo da EJUD, Thiago Aleluia, participa do ExpoJud Portugal com a palestra Blockchain no Poder Judiciário. O evento é considerado o maior congresso de tecnologia, inovação e Direito e acontece até dia 26 de maio, na universidade de Lisboa.

Thiago Aleluia é juiz de Direito do TJPI desde 2013 e Doutor, Mestre e Especialista em Direito Público. A palestra do magistrado tem como foco a transformação digital para a Justiça, objetivando apresentar cases de transformação digital das instituições brasileiras de Justiça, gerando um ambiente de troca de conhecimento e experiências entre países de língua portuguesa.

Na palestra, o magistrado abordou propostas sobre como aplicar e aperfeiçoar demandas que dependem de inovação e tecnologia, deixando claro o conceito do blockchain, um sistema de dados que permite o compartilhamento transparente de informações. Thiago Aleluia destacou também os benefícios da tecnologia blockchain para o judiciário, abordando desde a integridade das provas digitais até a agilidade nos pagamentos e o registro imutável de propriedades. “Apresentamos o caso dos ‘tribunais inteligentes’ na China como um exemplo inspirador de como o uso do blockchain e da inteligência artificial está impulsionando a modernização do sistema judiciário”, complementou.

Como professor e membro do Conselho Consultivo da Escola Judiciária do Piauí, compreendo a importância de participar de eventos internacionais desse porte, que visam promover a troca de conhecimento e experiências entre países de língua portuguesa. Essa oportunidade não apenas enriquece o meu conhecimento no campo da transformação digital na Justiça, mas também permite trazer novas ideias, abordagens e melhores práticas que podem ser implementadas na Escola e no Tribunal”, pontuou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email