Início » EJUD » EJUD abre inscrições para curso sobre raça e etnia

EJUD abre inscrições para curso sobre raça e etnia

 
 

A direção da Escola Judiciária do Piauí (EJUD) informa que as inscrições para o curso Raça e Etnia, credenciado ENFAM, estão abertas até dia 03 de abril, clicando aqui. A formação, ministrada pelo instrutor dr. Túlio Henrique Pereira, acontece de 08 a 12 de abril de 2024, de 14h às 18h, de forma online via plataforma Teams.

Túlio Henrique Pereira é professor adjunto de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (DH/URCA) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Prof. História/URCA/UFRJ); líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em História Afrodiaspórica (GEPAFRO); vice-presidente da Comissão Institucional de Heteroidentificação da Universidade Regional do Cariri (URCA). O instrutor possui pós-doutorado em História do Brasil; doutorado em História Social; mestrado em Memória: Linguagem e Sociedade e graduação em História.

O objetivo do curso é que os alunos compreendam o debate central em torno do conceito de etnia, raça e as teorias raciais forjadas no século XIX e aplicadas ao contexto brasileiro, de forma a promover reflexões sobre a relevância do ensino de História e das relações étnico-raciais para o despertar da consciência antirracista, para o fortalecimento da democracia, diversidade e a construção da cidadania no Brasil.

O diretor-geral da EJUD, desembargador José James Gomes Pereira, relembra que o curso é indispensável para servidores do TJPI, visto que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou Resolução que prevê a obrigatoriedade de capacitação de magistrados e magistradas em conteúdos relativos aos direitos humanos, gênero, raça e etnia. “Nesse sentido, a EJUD cumpre seu papel de atuar na promoção de conscientização e capacitação dos agentes do Poder Judiciário para eliminar esses esteriótipos e contribuir para uma sociedade mais igualitária”, afirmou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email