Início » EJUD » Destaques-EJUD » EJUD inicia curso Atuação sob Perspectiva de Gênero como Garantia do Acesso à Justiça

EJUD inicia curso Atuação sob Perspectiva de Gênero como Garantia do Acesso à Justiça

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) deu início ao curso Atuação sob Perspectiva de Gênero como Garantia do Acesso à Justiça, ministrado pelos instrutores Georges Cobiniano Sousa de Melo e Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro Villa e com coordenação da magistrada Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio.

O objetivo é capacitar os magistrados para a atuação com perspectiva de gênero de modo a considerar, durante o desenvolvimento e julgamento dos processos judiciais, a construção histórica que atribui papéis sociais diferentes a homens e mulheres, com a finalidade de cumprimento do objeto previsto no caput do artigo 5º da Constituição Federal.

Para a magistrada Keylla Ranyere, coordenadora do curso, a mulher capacitação das (os) magistradas (os), tanto para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, quanto para a construção de um processo judicial que considere em todo o seu transcurso os aspectos históricos e culturais que permeiam as relações interpessoais, é fundamental. “Atuar sem conhecer os fatores relacionados à violência de gênero, frequentemente, é a causa da violência institucional e de decisões que reforçam estereótipos de gênero, ao invés de combatê-las. A capacitação de magistradas e magistrados para atuarem com perspectiva é medida que se impõe, no sentido de construir-se uma sociedade livre, justa e solidária, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, destacou.

A formação até dia 10 de outubro, das 14h às 18h, de forma online, pela plataforma Teams.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email