Início » EJUD » Destaques-EJUD » EJUD inicia curso online de Libras

EJUD inicia curso online de Libras

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (EJUD) deu início, nesta segunda-feira (12), ao curso online Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. A formação é ministrada pela instrutora Dra. Diná Souza da Silva. O curso credenciado ENFAM segue acontecendo até 16 de junho, de forma online, no horário das 13h30 às 17h.

 

Diná Sousa da Silva é doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLIN/UFSC), mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Libras pela Universidade Cândido Mendes – RJ e bacharel em Tradução e Interpretação em Letras Libras pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O reconhecimento da língua LIBRAS é algo recente, evidenciando uma carência significativa de profissionais especializados para se comunicar, ensinar, traduzir e interpretar de Libras para Língua Portuguesa. O curso visa contribuir com o desenvolvimento do campo comunicativo entre surdos e servidores do Poder Judiciário do Piauí, rompendo as barreiras atitudinais e de comunicação. Essa inclusão efetiva ocorre quando os sujeitos podem transitar nos diversos contextos sem encontrar barreiras, ou seja, quando os espaços são plenamente acessíveis e a cultura é respeitada, no direito de utilizar a sua língua materna, LIBRAS, para se comunicar em todos os contextos sociais”, explicou a instrutora Diná Sousa.

Para o diretor-geral da EJUD, desembargador José Ribamar Oliveira, é de suma importância que todos os cidadãos tenham o conhecimento básico em Libras: “É direito de todos ter acesso à informação, compreender e ser compreendido, principalmente em órgãos públicos. Desta forma, a EJUD traz essa capacitação, acreditando que haja uma grande adesão de servidores (as), magistrados (as), pois acreditamos em um Tribunal mais inclusivo”, declarou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email