Início » EJUD » Destaques-EJUD » EJUD inicia Formação de Facilitador em Justiça Restaurativa – Círculos de Construção de Paz

EJUD inicia Formação de Facilitador em Justiça Restaurativa – Círculos de Construção de Paz

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) realizou, nesta segunda-feira (27), a abertura da Formação de Facilitador em Justiça Restaurativa – Círculos de Construção de Paz, ministrada pelos instrutores Georges Cobiniano Sousa de Melo, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, Maria Rôzely Brasileiro de Jesus Passos, Williane Carvalho Cardoso e Maria Lila Castro Lopes de Carvalho.

O curso tem como objetivo reconhecer a Justiça Restaurativa como instrumento eficaz de solução dos conflitos, contribuindo para a construção de uma cultura de pacificação, com emprego da metodologia dos Círculos de Construção de Paz.

Para o instrutor Georges Cobiniano é indispensável a capacitação de servidores do TJPI para operarem no campo da Justiça Restaurativa. “Vê-se que mais pessoas são ouvidas e que todos escutam, trazendo informações importantes sobre a situação concreta e participando da formação da decisão coletiva. Desse modo, é produzido muito mais conhecimento significativo.
A chance de se resolverem as causas do problema, de se mitigarem as consequências e de que a decisão tenha legitimidade entre as partes é mais
elevada, quando comparado ao processo penal tradicional”, destacou.

A formação segue até 1° de dezembro, de forma online, com aulas pela plataforma Teams.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email