Início » EJUD » Destaques-EJUD » EJUD realiza abertura do 1º Curso de Mediação e Conciliação de 2023

EJUD realiza abertura do 1º Curso de Mediação e Conciliação de 2023

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (EJUD) realizou nesta segunda-feira (24) a abertura do curso Capacitação de Mediadores e Conciliadores Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. A formação é uma parceria da Escola com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC).

Na ocasião, estiveram presentes o diretor em exercício da EJUD, desembargador José James Gomes Pereira; o supervisor do NUPEMEC, desembargador Pedro de Alcântara Macedo; a coordenadora do curso, juíza Lucicleide Pereira Belo; o juiz coordenador do CEJUSC, Lirton Nogueira Santos; a secretária do CEJUSC, Rita Maria de Sousa Almeida Oliveira e as instrutoras Neilan Argento e Gislaine Maria Porto Costa. Também estiveram presentes a superintendente administrativa substituta da EJUD, Sandra Marques e a coordenadora pedagógica da EJUD, Eloides Santos.

Para a coordenadora do curso, juíza Lucicleide Pereira Belo, essa capacitação em mediação e conciliação é de suma importância para o jurisdicionado: “Os cursos de capacitação visam formar conciliadores e mediadores tanto para atuar dentro dos CEJUSCs quanto nas varas. É necessário aproximar cada vez mais o jurisdicionado dessa técnica fantástica de encontrar os interesses e resolver os conflitos por meio dos métodos autocompositivos”, ressaltou.

Durante a abertura, a juíza Lucicleide Pereira Belo também entregou exemplares do livro Diálogos de paz: construção e compreensão. Artigos, crônicas e poesias, que reúne textos dos alunos do curso Formação de Conciliadores e Mediadores de 2022.

Para o diretor da EJUD em exercício, desembargador José James Gomes Pereira, a mediação e conciliação são ferramentas fundamentais na pacificação de conflitos. “A Justiça busca cada vez mais essa resolução de conflitos de forma apaziguadora. Qualquer que seja a forma de solução, conciliação ou mediação, requer profissionais com treinamento para essa função. Dessa forma, a EJUD contribui de forma fundamental para a formação e capacitação de profissionais que atuem nessas áreas. Parabenizo aos alunos que estão nessa turma por buscarem essa missão de serem propagadores da paz”, destacou.

O curso tem carga horária total de 100 horas-aula na modalidade presencial, subdividida em duas etapas: Módulo Teórico, com carga horária de 40 horas-aula e Módulo Prático (Estágio Supervisionado), com carga horária de 60 horas-aula. As aulas do módulo teórico segue acontecendo até dia 28 de abril.

 

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email