Início » EJUD » Destaques-EJUD » EJUD realiza palestra online sobre Justiça Restaurativa

EJUD realiza palestra online sobre Justiça Restaurativa

 
 

Nesta quarta-feira (31), a Escola Judiciária do Piauí (EJUD) realizou palestra online Formação de Facilitador em Justiça Restaurativa – Círculos de Construção de Paz, ministrada pelo magistrado Georges Cobiniano Sousa de Melo.

A palestra faz parte da apresentação do curso Formação de Facilitadores em Círculos de Construção de Paz, que está com realização prevista para os dias 23 a 27 de outubro de 2023, tendo como público-alvo magistrados (as), servidores (as) do Tribunal de Justiça do Piauí e integrantes da rede e comunidade indicados pelos coordenadores dos núcleos de Justiça Restaurativa.

Georges Cobiniano é juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa de Parnaíba e coordenador-adjunto da Coordenadoria Estadual da Mulher. O professor é doutorando em Psicologia pela Universidad (Federal) de Buenos Aires (UBA), mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), especialista em Jurisdição Penal Contemporânea e Sistema Prisional (ENFAM), especialista em Direito Civil e Processual Civil pela ESA/PB e Bacharel tanto em Direito, pela UFPB, quanto em Relações Internacionais, pela UEPB. É Formador Internacional pela Rede Iberoamericana de Escolas Judiciais (RIAEJ) e Formador pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (ENFAM). Possui formação complementar em Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes (EPM), Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense (CNJ), Fundamentos para implementação da Justiça Restaurativa nos Tribunais (ENFAM), Facilitador para Grupos Reflexivos de Homens (EJUD/PI), Facilitador em Círculos de Construção de Paz (Unifor/TJBA) e Instrutor de Justiça Restaurativa e Práticas Restaurativas (Diálogos Transformativos).

Para o magistrado, o objetivo do curso é reconhecer a Justiça Restaurativa como instrumento eficaz de solução dos conflitos, contribuindo para a construção de uma cultura de pacificação, com emprego da metodologia dos Círculos de Construção de Paz. “Agradeço à EJUD pela oportunidade de apresentar e difundir essa temática. Nesta palestra, tivemos uma visão geral sobre o assunto e abordamos como criar uma sociedade mais humana, mais fraterna e que venha a usufruir dos princípios da Justiça Restaurativa. Agradeço também à juíza titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas, que estará comigo compartilhando conhecimento nos módulos do curso”, comentou.

Mais informações sobre as inscrições para a formação serão disponibilizadas em breve nos canais oficiais da EJUD.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email