Início » EJUD » Destaques-EJUD » EJUD representa Piauí em Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense

EJUD representa Piauí em Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense

 
 

O vice-diretor da Escola Judiciária do Piauí, desembargador José James Gomes Pereira, e a coordenadora pedagógica da EJUD, Eloídes Santos, participam, até amanhã (1º), da I Semana da Memória do Poder Judiciário Rondoniense, realizada Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON) e pelo Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH).

Vice-diretor da Escola Judiciária do Piauí, desembargador José James Gomes Pereira; assessora Cláudya Celyna de Araújo e coordenadora pedagógica da EJUD, Eloídes Santos

Nesta terça-feira (30), os representantes da Escola Judiciária do Piauí realizaram visita técnica ao Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH) e assistiram à apresentação Contação de História: Quando a Escravizada Esperança Garcia Escreveu uma Carta.

O trabalho cênico conta a história da mulher escravizada na então capitania do Piauí que, depois de sofrer diversos abusos, escreveu uma carta denunciando e reivindicando ajuda ao governador da capitania. A carta foi encontrada e, a partir deste documento histórico, livros, dossiês e cenas foram desenvolvidos sobre a história.

Segundo a advogada e professora doutoranda em Direitos Humanos, Andrea Marreiro, a OAB/PI entendeu esta carta como uma petição dando o título para Esperança Garcia de primeira advogada do Piauí: “Foi uma honra coordenar a elaboração de um livro-dossiê sobre Esperança Garcia. O livro é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal do Piauí e a Ordem dos Advogados do Brasil/PI”, ressaltou.

Para o articulador cultural do Centro Cultural e de Documentação Histórica do Judiciário de Rondônia (CCDH), Almício Fernandes, a presença de representantes da Escola Judiciária do Piauí é de extrema relevância para o evento: “Junto com a OAB/PI e o Instituto Esperança Garcia, a EJUD tem como missão o trabalho com a memória histórica construída pela Justiça do Piauí, estado de Esperança Garcia”.

Para o vice-diretor da Escola Judiciária do Piauí, desembargador José James Gomes Pereira, o convite foi recebido com alegria: “Acreditamos que a construção da memória coletiva e a valorização do patrimônio cultural e documental é um passo importante para perpetuar o conhecimento. Como Escola, ficamos felizes em representar o Poder Judiciário do Piauí nessa bela homenagem à história de Esperança Garcia”, finalizou.

O evento segue acontecendo até quinta-feira (1° de junho), com representantes de diversas instituições, contação de histórias, cena poética, aula-palestra e exibição de documentários.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email