Início » EJUD » Destaques-EJUD » Inscrições abertas para o curso Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para atendimento ao público

Inscrições abertas para o curso Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para atendimento ao público

 
 

Estão abertas, de hoje (18) até o dia 01 de abril, as inscrições para o curso Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para atendimento ao público, ofertado pela Escola Judiciária do Piauí-EJUD. Para realizar a inscrição, basta acessar a aba Cursos, no site da EJUD.

O curso possui carga horária de 24 horas/aula e será realizado de 08 a 12 de abril, das 13h30 às 17h, na modalidade à distância, por meio da Plataforma Microsoft Teams.

A formação têm como público-alvo servidores (as) e magistrados (as) do TJPI, e têm como instrutora a professora doutora em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLIN/UFSC), mestra em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Libras pela Universidade Cândido Mendes – RJ, Diná Souza.

O curso básico e introdutório em “Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS” tem por principal objetivo divulgar a língua LIBRAS no âmbito da Escola Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, de modo a torná-la acessível às pessoas surdas. O referido curso pretende também promover o ensino de Libras e discutir aspectos pertinentes a Libras e a inclusão das pessoas surdas no viés político, linguístico, cultural e pedagógico.

A inclusão efetiva ocorre quando os sujeitos podem transitar nos diversos contextos sem encontrar barreiras, ou seja, quando os espaços são plenamente acessíveis ao sujeito. No caso dos surdos, que as barreiras atitudinais e de comunicação sejam superadas, e que sejam respeitados na sua cultura e, no direito de utilizar a sua língua materna, Libras, para se comunicar em todos os contextos sociais. Face ao exposto o presente curso consiste em uma oportunidade de formação continuada e qualificação profissional para aqueles que querem adentrar no universo linguístico da Libras e da inclusão do sujeito surdo especificamente no setor jurídico. “ acrescentou o diretor em exercício da Ejud, desembargador José James Gomes Pereira.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email