Início » EJUD » Destaques-EJUD » Magistrada piauiense participa de capacitação da ENFAM sobre aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero

Magistrada piauiense participa de capacitação da ENFAM sobre aplicação do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero

 
 

A magistrada Keylla Ranyere participa, através da Escola Judiciária do Piauí, de oficinas de Aplicação Prática em Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, realizada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

A capacitação tem como foco a implementação da Resolução n. 492, publicada em março pelo Conselho Nacional de Justiça, que torna obrigatória a adoção do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero para todo o Poder Judiciário.

A programação do evento contou com oficina sobre Questões de Gênero e o Direito Penal à Luz do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero; oficina sobre Questões de Gênero e o Processual Civil à Luz do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero; oficina sobre Questões Transversais e Justiça Eleitoral e Oficina de Planejamento de Curso pela Enfam, com a coordenadora pedagógica da Escola, Marizete da Silva Oliveira.

Para a magistrada Keylla Ranyere, os temas discutidos no evento são de fundamental relevância para os debates sobre a compreensão de gênero. “Estamos discutindo casos concretos de violação de direitos humanos das mulheres e da população LGBTQIA+ e esse debate é importante para que nós, magistrados, possamos atuar com perspectiva, realizando uma análise dos casos concretos para construir uma sociedade livre, justa e solidária, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, destacou a juíza.

O diretor-geral da EJUD, desembargador José Ribamar Oliveira, reafirma o compromisso da EJUD de incentivo à participação de magistrados (as) e servidores (as) do TJPI em eventos como este: “É fundamental para o aprimoramento das atividades jurisdicionais. Nesse caso, a formação organizada pela Enfam, auxiliará no desenvolvimento de competências para que possam atuar no planejamento de ações educativas, no contexto da magistratura, contribuindo com a EJUD para levar conhecimento a um público ainda maior”, pontuou.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email