Início » EJUD » Destaques-EJUD » Núcleo de Memória do TJPI apresenta exposição itinerante no IV Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça

Núcleo de Memória do TJPI apresenta exposição itinerante no IV Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça

 
 

O Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) realiza exposição itinerante no IV Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça (CONOJUS), que está sendo realizado nestes dias 23 e 24 de março, no Blue Tree Towers Rio Poty. O evento é organizado pela Federação das Entidades Sindicais de Oficiais de Justiça do Brasil (FESOJUS) e pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Piauí- (SINDOJUS/PI).

A exposição intitulada Escravidão reúne documentos históricos do Judiciário piauiense.

Para o presidente do Núcleo de Memória do TJPI, desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, o objetivo principal é manter viva e disseminar a história da Justiça piauiense, através da captação de peças, documentos, fotos e vídeos.

O secretário Jankel Costa esteve presente no evento e reafirmou o compromisso do Núcleo: “Nossa proposta é levar a história com o intuito de aproximar cada vez mais o Judiciário e suas ações da sociedade. Temos um acervo histórico com diversos documentos originais guardados ao longo de mais de 130 anos, desde a instalação da primeira comarca no Estado, em Oeiras, por meio da Carta Régia de 18 de março de 1722, de Dom João V. São cartas de alforrias, comprovantes de compra e venda de escravos e outros registros documentais recolhidos nas comarcas de Jerumenha, Oeiras, Campo Maior, Castelo, Amarante, Pedro II, Santa Filomena e Piracuruca. Trouxemos alguns desses itens para compor essa exposição”, conta.

O Núcleo de Memória do TJPI possui sede permanente no térreo do prédio administrativo no novo Palácio da Justiça, no bairro São Raimundo, com o espaço Memória, através do projeto Memória Viva. Além de promover exposições itinerantes, o projeto trabalha também na recuperação da história material e imaterial da Justiça estadual.

Para o diretor-geral da EJUD, desembargador José Ribamar Oliveira, o arquivo histórico é também uma ferramenta educativa efetiva: “O olhar reflexivo da sociedade sobre esse período histórico tão marcante para nosso povo é fundamental. Disponibilizar esse acervo para ajudar estudantes, pesquisadores, historiadores e toda a sociedade a ter mais conhecimento sobre nossa história é um trabalho louvável”, finaliza.

 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email