Início » Coordenadoria da mulher » Inscrições abertas para o IV FOPIVID

Inscrições abertas para o IV FOPIVID

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí, através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e do Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar, realiza a quarta edição do Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar – IV FOPIVID, nos dias 24 e 25 de agosto de 2023. No primeiro dia, o evento acontecerá de 13h30 às 18h e, no segundo dia, de 8h às 17h no plenário do Palácio da Justiça.

O evento conta com a presença de Magistrados(as), servidores(as), equipes dos Núcleos Multidisciplinares do TJPI e do Serviço Integrado Multidisciplinar e representantes da Rede de Proteção à Mulher. Para participar, basta realizar inscrição pelo link.

Durante o Fórum, serão realizadas atividades como: leitura e aprovação do Regimento Interno do Fórum; palestra magna; exposição de boas práticas; mesa redonda; grupos de trabalho; assembleia geral; e entrega da Medalha de Mérito do Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – Juíza Regina Freitas para colaboradores(as) que hajam assinalado especial e relevante contribuição no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A juíza Cássia Lage de Macedo, presidente do FOPIVID, destaca que o Poder Judiciário do Estado do Piauí tem tratado o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher como uma prioridade, sendo parâmetro para tribunais de todo o Brasil: “Recentemente observou-se a relevância do FOPIVID no âmbito externo, sendo referência para outros tribunais, como o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, que em 2022 criou o Fórum Paranaense de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – FOVID, e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que informou, durante o II FOVID do TJPR, que irá executar proposta semelhante”, declarou.

A magistrada Keylla Ranyere, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), destaca que o Planejamento Estratégico – ciclo 2021/2026 – TJPI apresentou, entre os objetivos estratégicos, o fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica.

“Promover anualmente as edições do FOPIVID contribui para o alcance deste objetivo, ao oferecer uma programação que proporciona o diálogo direto entre magistrados(as), servidores(as), equipes multidisciplinares e representantes da Rede de Proteção à Mulher. Além disso, uma maior qualificação contribuirá para que os(as) profissionais ofereçam uma melhor prestação de serviço à sociedade e, ainda, para o cumprimento da Meta nº 08 do CNJ, que busca minorar as consequências da violência doméstica e familiar contra a mulher através da maior celeridade no julgamento de processos relativos à matéria”, pontuou a juíza Keylla Ranyere.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email