Campanha “Juntos Contra a Garrafa PET” visa à redução de resíduos plásticos no TJ-PI

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Tendo em vista a necessidade de execução de novas estratégias sustentáveis na administração pública, o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio do Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa), lança, nesta sexta-feira (19), a campanha “Juntos Contra a Garrafa PET”, que visa à redução da produção de resíduos plásticos no âmbito do TJ-PI. Além de ações educativas, a campanha também prevê a redução do consumo de garrafas PET de 500ml de água mineral pelos setores do Tribunal.

A campanha inclui material institucional de caráter educativo, como vídeo, cartaz, banners eletrônicos e postagens em redes sociais, alertando sobre os malefícios causados pelo consumo exagerado de plástico e sugerindo opções ao consumo de garrafas PET, como a utilização de garrafas tipo squeeze, de uso permanente, no ambiente de trabalho.

“Outra iniciativa importante será o uso prioritário de bebedouros e garrafões de 20 litros em detrimento do consumo de garrafinhas descartáveis de água mineral, o que já é uma realidade há bastante tempo em outros tribunais, como os Tribunais de Justiça dos Estados do Maranhão e de Sergipe. Essa medida ajudará a reduzir drasticamente a produção de resíduos plásticos, tão nocivos ao meio ambiente e ao ser humano”, explica Vanessa Tapety, coordenadora de Gestão Socioambiental do TJ-PI, acrescentando que recentemente foram adquiridas pela Administração do Tribunal novos bebedouros destinados a unidades de 1º e 2º graus de jurisdição.

A campanha “Juntos Contra a Garrafa PET” leva em consideração a Resolução nº 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as disposições do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (PLS-TJPI).

 

Outras iniciativas
No mês de junho, dentro da programação da III Semana do Meio Ambiente, o Nusa deu início à coleta seletiva de garrafas PET no prédio-sede do TJ-PI e no Fórum Cível e Criminal da comarca de Teresina, assegurando, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, a correta destinação desses resíduos.

“Dentre outras iniciativas voltadas à adoção de práticas ambientalmente racionais no TJ-PI, também por iniciativa do Nusa, foi extinta, em 2018, a utilização de copos plásticos de água mineral no Poder Judiciário estadual, o que trouxe excelentes resultados”, acrescenta Vanessa Tapety.

 

Confira algumas peças da campanha:

Post para redes sociais

Cartaz

 

Banner eletrônico

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email