Com um ano de funcionamento, Cejusc de Picos já firmou acordos na ordem de quase R$ 5 milhões

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Em um ano de funcionamento, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Picos já firmou acordos na ordem de quase R$ 5 milhões. Neste período, foram realizadas 270 audiências de conciliação exitosas. Conforme dados emitidos pelo sistema Conciliare, cerca de 76% dos atendimentos pré-processuais, um dos enfoques do trabalho desenvolvido pelo Cejusc local, resultaram em acordos.

As práticas autocompositivas de conflitos e a promoção da cultura da paz estão em consonância com a Resolução n° 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

“Picos é uma região sensível a qualquer novidade que tenha o propósito de melhoria da vida dos cidadãos. Para mim, um dos maiores ganhos durante esse ano é o exercício da cidadania. E o Cejusc tem essa finalidade, aproximar os jurisdicionados”, pontua a juíza Maria da Conceição Gonçalves, juíza titular da 1ª Vara da comarca de Picos e responsável pelo Cejusc na comarca.

Projeto “Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)conciliação”

Neste primeiro ano de funcionamento, o Cejusc de Picos foi pioneiro ao promover a primeira prática de Constelação Familiar em uma comarca do interior. A atividade faz parte do projeto “Leis Sistêmicas a Serviço da (Re)conciliação” e utiliza de técnicas relativas aos métodos conciliatórios e de mediação para a resolução de contendas existentes entre os indivíduos.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email