Início » EJUD » Destaques-EJUD » Ejud promove minicurso sobre Janeiro Branco

Ejud promove minicurso sobre Janeiro Branco

 
 

Sensibilizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Este é o objetivo da campanha Janeiro Branco. Para colaborar com a disseminação de conhecimentos acerca do bem-estar psíquico, a Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) promoveu, nesta quarta-feira (30), o mini-curso “Janeiro Branco”, voltado aos servidores da Ejud-PI e ministrado pelo psicólogo Renato da Silva Matos, servidor da Superintendência de Gestão de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI).

Segundo a superintendente administrativa da Ejud, Evangilina Dias, o evento teve como objetivo “abordar o tema do Janeiro Branco e repassar aos servidores a consciência das variáveis das doenças da mente, como medos, fobias e síndromes que prejudicam o dia a dia familiar, laboral e social”.

O movimento Janeiro Branco é promovido por entidades do setor de psicologia e visa ao incentivo à busca da psicoterapia para o cuidado com a saúde mental, promovendo um diálogo amplo sobre o sofrimento psíquico. Trata-se de uma campanha planejada para a promoção da saúde emocional nas vidas de todos os indivíduos, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram, por exemplo, que 11,5 milhões de pessoas sofrem de depressão, por ano, no Brasil. O país é o segundo das Américas e o quinto do mundo em número de casos desta doença. Só em 2016, 75,3 mil trabalhadores foram afastados de suas atividades por depressão.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email