PREVENÇÃO DE CÂNCER DE PRÓSTATA – NOVEMBRO AZUL

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

NO BRASIL O CÂNCER DE PRÓSTATA É O SEGUNDO MAIS COMUM ENTRE OS HOMENS, ATRÁS APENAS DO CÂNCER DE PELE NÃO-MELANOMA. SUA TAXA DE INCIDÊNCIA É MAIOR NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS QUE NOS SUBDESENVOLVIDOS. É CONSIDERADO CÂNCER DA TERCEIRA IDADE, MAIS FREQUENTE A PARTIR DOS 65 ANOS. O AUMENTO OBSERVADO NO BRASIL É DEVIDO PARCIALMENTE PELA EVOLUÇÃO DOS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS, PELA MAIOR EXPECTATIVA DE VIDA E TAMBÉM MELHORIA NO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO PAÍS.
A PRÓSTATA É UMA GLÂNDULA PEQUENA SITUADA LOGO ABAIXO DA BEXIGA E À FRENTE DO RETO E ENVOLVE A PORÇÃO INICIAL DA URETRA, TUBO PELO QUAL A URINA ARMAZENADA NA BEXIGA É ELIMINADA. ELA PRODUZ PARTE DO SÊMEN, LÍQUIDO ESPESSO QUE CONTÉM OS ESPERMATOZÓIDES, LIBERADOS DURANTE O ATO SEXUAL.
– ESTIMATIVAS DE NOVOS CASOS EM 2016: 61.200
– PREVENÇÃO: DIETAS RICAS EM FRUTAS, VERDURAS, LEGUMES, GRÃOS E CEREAIS INTEGRAIS, E COM MENOS GORDURA, PRINCIPALMENTE AS DE ORIGEM ANIMAL, AJUDAM DIMINUIR O RISCO DE CÂNCER, COMO TAMBÉM DE OUTRAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO – TRANSMISSÍVEIS. ATIVIDADE FÍSICA REGULAR, NO MÍNIMO 30 MINUTOS DIÁRIOS, MANTER O PESO ADEQUADO À ALTURA, DIMINUIR O CONSUMO DE ÁLCOOL E NÃO FUMAR. PAI OU IRMÃO COM CÂNCER DE PRÓSTATA ANTES DOS 60 ANOS PODE AUMENTAR O RISCO DE SE TER A DOENÇA DE 3 A 10 VEZES COMPARADO À  POPULAÇÃO EM GERAL. O PRIMEIRO EXAME DEVE SER FEITO A PARTIR DE 45 ANOS, UMA VEZ POR ANO. PARA AQUELES COM CASO NA FAMÍLIA, A PARTIR DE 40 ANOS.
– SINTOMAS: EM FASE INICIAL O CÂNCER DE PRÓSTATA  É SILENCIOSO. DEPOIS PODEM SURGIR OUTROS SINTOMAS COMO A NECESSIDADE DE URINAR VÁRIAS VEZES AO DIA. EM FASE MAIS AVANÇADA PODE PROVOCAR DOR ÓSSEA, SINTOMAS URINÁRIOS MAIS GRAVE, INFECÇÃO GENERALIZADA OU INSUFICIÊNCIA RENAL. DEVEMOS SALIENTAR QUE ESSES SINTOMAS INICIAIS PODEM TAMBÉM ESTAR RELACIONADOS ÀS DOENÇAS BENIGNAS DA PRÓSTATA ( HIPERTROFIA BENIGNA DA PRÓSTATA ). OUTROS SINTOMAS PODEM ESTAR PRESENTES COMO: FLUXO URINÁRIO FRACO OU INTERROMPIDO, SANGUE NA URINA OU NO LÍQUIDO SEMINAL, DISFUNÇÃO ERÉTIL, FRAQUEZA OU DORMÊNCIA NOS MEMBROS INFERIORES.
– DIAGNÓSTICO: A MAIORIA DOS CÂNCERES DE PRÓSTATA É DIAGNOSTICADO NO RASTREAMENTO COM O ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO (PSA), EXAME REALIZADO NO SANGUE, OU DURANTE O TOQUE RETAL ( PARA SABER A CONSISTÊNCIA DA PRÓSTATA, O TAMANHO E SE EXISTE LESÕES PALPÁVEIS ATRAVÉS DO RETO, NA GLÂNDULA). APÓS ESTA AVALIAÇÃO O MÉDICO UROLOGISTA SOLICITARÁ UMA BIÓPSIA ( MAIS HISTOPATOLÓGICO) PARA FINALIZAR O DIAGNÓSTICO.
– TRATAMENTO: APÓS O ESTADIAMENTO DA DOENÇA, O MÉDICO DECIDIRÁ COM O PACIENTE AS OPÇÕES DE TRATAMENTO. DEPENDENDO DO
ESTÁGIO DA DOENÇA E OUTROS FATORES, AS PRINCIPAIS OPÇÕES DE TRATAMENTO PODEM INCLUIR: CONDUTA EXPECTANTE, CIRURGIA, RADIO
TERAPIA, CRIOCIRURGIA, HORMONIOTERAPIA, QUIMIOTERAPIA
, VACINAS E TERAPIA ALVO.
MUITOS PROFISSIONAIS PODEM ESTAR ENVOLVIDOS DURANTE O TRATAMENTO, COMO: ENFERMEIROS, NUTRICIONISTAS, PSICÓLOGOS, ASSISTENTES SOCIAL E OUTROS DA ÁREA DA SAÚDE.
QUANDO VOCÊ RECEBE O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA, SEUS AMIGOS TAMBÉM SÃO AFETADOS. ELES TAMBÉM LIDAM COM SEUS PRÓPRIOS MEDOS E PREOCUPAÇÕES, E UMA DAS MANEIRAS DELES LIDAREM COM ISSO, É CUIDANDO DE VOCÊ TAMBÉM.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email