Representantes do TJ-PI participam de discussão sobre a política de enfrentamento às drogas e a proteção a adolescentes

Publicado por: Fernando Castelo Branco - DRT 1226-PI

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí sediou nos dias 09 e 10 de novembro, o “VIII Fórum Social Sobre Drogas do Estado do Piauí”, promovido pela comunidade terapêutica “Fazenda da Paz”, em seu auditório (prédio anexo), com o tema “Adolescentes Sem Drogas, Futuro do Brasil”.
O evento, que teve ampla participação de cidadãos comuns, profissionais e estudantes das diversas áreas relacionadas ao tema, bem como de representantes de outras comunidades terapêuticas, a exemplo da “Casa do Oleiro”, foi aberto pelo governador do Estado, Wellington Dias e, ao longo dos dois dias contou com ilustres palestrantes e especialistas na temática, dentre os quais, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Gasparini Terra, que, sendo médico, proferiu esclarecedora palestra sobre como se instala o processo de dependência química no organismo humano, e o devastador avanço do tráfico junto aos cidadãos infanto-juvenis, faixa etária mais susceptível e vulnerável ao apelo das drogas. Além deste, o coordenador estadual do Enfrentamento às Drogas, Sâmio Falcão; Nivaldo Caliman, do Intituto Bairral-SP; Sérgio Harfouche, Promotor de Justiça de Mato Grosso do Sul e Guardião das ODCTS da ONU; Taís Silveira Moriyama, Psiquiatra do Instituto Bairral; Maurício Landre, Especialista em Dependência Química de SP também marcaram presença no evento.
Dentre os palestrantes, o TJ-PI foi representado pela juíza da 1ª Vara da Infância e da Juventude de Teresina, Maria Luiza de Moura Mello e Freitas. que proferiu palestra com o tema “Adolescentes em Conflito Com a Lei, Problemas e Soluções”, e pela coordenadora de Políticas Judiciárias de Cidadania do TJPI/NUPEMEC, Maria Lila Castro Lopes de Carvalho, assistente social e hebeatra formuladora do programa que deu origem à comunidade terapêutica “Luz e Vida”, da Fazenda da Paz, localizada na comunidade Cacimba Velha (zona rural de Teresina), hoje com capacidade para acolher 160 recuperandos. Maria Lila proferiu a palestra “As Drogas e Os Adolescentes: Responsabilidade Solidária do Estado e da Sociedade”. Maria Lila é também formuladora dos Programas de “Justiça Restaurativa” e “Vem Pra Casa Criança” do TJ-PI, ambos no âmbito da atenção judicial e do fortalecimento aos direitos de cidadania de crianças e adolescentes.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email