Cejusc e Justiça Itinerante prestam atendimento à população durante Teresina em Ação

Publicado por: Vanessa Mendonça

 
 

Equipes do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) da comarca de Teresina e da Justiça Itinerante prestaram atendimento à população neste sábado (16), durante a 1ª edição do Teresina em Ação de 2019. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Teresina em parceria com a Rede Clube, aconteceu na Praça do Loteamento Orgmar Monteiro, no bairro Uruguai, Zona Leste da Capital.

Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a juíza Lucicleide Pereira Belo ressalta que em 2018 o Cejusc realizou mais de 1500 atendimentos ao longo de 10 edições do Teresina em Ação. A magistrada afirma que os interessados, além de receberem informações sobre os serviços desenvolvidos pelo Cejusc, podem sair do local com a sessão de mediação já agendada ou mesmo participarem de uma sessão de mediação, em caso de comparecimento de todas as partes, nas unidades móveis. “Participamos do Teresina em Ação com três mediadoras aptas a realizarem a sessão de mediação no próprio local do evento”, detalha a juíza Lucicleide Belo.

Já a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, ressalta que a maior demanda durante o Teresina em Ação é por informações acerca da documentação necessária para a participação nos casamentos comunitários promovidos pela unidade.

Este foi o caso de Maria Madalena da Silva, cuidadora de idosos, de 27 anos, moradora do bairro Uruguai, que buscou o stand do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) para obter informações sobre habilitação para casamento. “Como durante a semana eu não tenho muito tempo para ir ao cartório, para mim foi muito útil poder pegar essas informações aqui mesmo no bairro. É um serviço muito bom, o atendimento é ótimo, esclareceram todas as minhas dúvidas. E também achei excelente a gratuidade”, avalia.

Janaína Mikaelly, dona de casa, 26 anos, buscou os serviços do Cejusc. “Vim saber como podemos fazer para a minha mãe se divorciar do meu pai. Já saímos com o agendamento. Achei o serviço muito bom. Esperamos sair de lá (do Cejusc) com tudo resolvido”, declara.

Teresina em Ação

Ao todo, foram oferecidos ao longo desta jornada do Teresina em Ação cerca de 150 serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, lazer e cultura, como teste rápido de HIV, cadastramento em programas sociais do Governo Federal, alistamento militar e emissão de carteira estudantil. 

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email