Comitiva do TJ-PI participa do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

Comitiva do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí participou, nos dias 11 e 12 de abril, da 8ª edição do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), realizado na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), na cidade de Goiânia (GO), visando ao debate de temas pertinentes à Política Judiciária do Tratamento Adequado dos Conflitos, bem como sobre suas técnicas e implicações no âmbito do combate à judicialização.

O TJ-PI foi representado no evento pelo supervisor-geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, desembargador Edvaldo Moura, e pelos coordenadores do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 1º Grau, a magistrada Lucicleide Pereira Belo e o juiz Vírgílio Madeira Martins Filho, respectivamente. Integraram ainda a comitiva a secretária do Nupemec, Bárbara Teresa Pereira Martins, e a coordenadora de Modalidades Autocompositivas, Mayara Paes Landim Salha.

A abertura do Fórum se deu com palestra proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  Paulo de Tarso Sanseverino, e encerrou, no segundo dia, com palestra do presidente do Fonamec, juiz Paulo César Alves das Neves (TJ-GO). Foram ministradas também palestras abordando temas relativos à judicialização da saúde e à mediação em cartórios extrajudiciais.

Prestigiaram ainda o evento ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e juristas de todo o Brasil.

Cejusc/Nupemec

O Cejusc e o Nupemec são unidades do Poder Judiciário especializadas em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania, com auxílio de um conciliador. Os serviços de conciliação e mediação possibilitam às partes envolvidas em um conflito a resolução por meio de um acordo satisfatório, de modo a evitar a sua judicialização.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email