TJ-PI implanta novo sistema de licitações visando ao aumento da celeridade e da transparência

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou, nesta quarta-feira (16), sessão pública para o primeiro pregão eletrônico executado via Comprasnet, Sistema de Compras do Governo Federal. A adoção do novo sistema tem como objetivo garantir maior segurança, celeridade e transparência aos procedimentos licitatórios, assim como a expansão do rol de fornecedores, o que assegura maior competitividade aos certames.

O Comprasnet é uma plataforma para operação de processos eletrônicos de aquisições e disponibilização de informações referentes a licitações e contratações promovidas pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, podendo ser utilizada por órgãos que não integram o sistema federal. Por meio deste sistema, os certames ocorrem em ambiente totalmente virtual, desde o envio de documentos pelos fornecedores até a conferência das propostas pelo pregoeiro.

“O primeiro pregão realizado com esse novo sistema foi para aquisição de registro de preços para condicionadores de ar e contou com a participação de quarenta interessados em cada item na etapa de lances. Consideramos um avanço para o Tribunal, tendo em vista que no antigo sistema a quantidade de participantes era, em média, de sete fornecedores”, declara a pregoeira do TJ-PI, Pauline Daniel.

Para efetivar a implantação do novo sistema, o TJ-PI realizou a capacitação de todos os servidores do Setor de Licitações e Contratos em dezembro de 2018. Até então, era utilizado o sistema Licitações-e, do Banco do Brasil, que possuía limitações quanto ao alcance de divulgação dos bens e serviços, bem como a dependência do processo manual na execução de grande parte dos serviços. Já o sistema Comprasnet, além de ser gratuito e estar disponível em todos os estados do Brasil, é auditado diretamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email