TJ-PI inaugura Juizado Especial e programa de ressocialização em Parnaíba

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

A Comarca de Parnaíba recebeu ontem (30/11) mais duas ações da atual gestão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Com a presença do Presidente do TJ-PI, Desembargador Erivan Lopes, do Vice-Presidente José James e demais autoridades, foram inaugurados o espaço da Casa do Oleiro para funcionamento do Projeto Ressocializar Para Não Prender, o Anexo do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC), e o Núcleo de Práticas Jurídicas da UESPI.

Segundo informou Pastor Gouveia de Oliveira, o projeto Ressocializar Para Não Prender traz uma oportunidade de mudança de vida para quem comete pequenos crimes, cuja origem são as drogas. Ele também celebrou os bons resultados obtidos e a oportunidade de ajudar mais pessoas, agora no Norte do estado.

“Somos gratos pela parceria exitosa com o TJ-PI. Estamos todos empenhados em servir. Em Teresina atendemos cerca de 250 internos e em Parnaíba vamos iniciar atendendo 30. Temos obtidos bons números de ressocialização e isso nos motiva a trabalhar cada dia mais”, pontuou Pastor Gouveia.

Idealizador do projeto, o juiz Luíz de Moura disse que o ‘Ressocializar’ antecipa o processo e ajuda muitas pessoas que têm dependência das drogas e que não têm ajuda de ninguém. “O programa já existe em Teresina, Uruçuí, Luís Correia e agora em Parnaíba e tem resultados fantásticos. Estamos trazendo para a vida pessoas que já estavam perdidas. Com o projeto temos mostrado que a prisão deve ser exceção, a liberdade a tônica”, afirmou o magistrado.

O Desembargador Erivan Lopes evidenciou a importância de mais estas ações, que estruturam fisicamente e humanamente todo o judiciário.

“O projeto Ressocializar Para Não Prender quebra um ciclo vicioso, com o preso entrando e saindo do sistema. Nós perdemos dinheiro e não obtemos resultados. Parabenizo o juiz Luís de Moura pela busca das parcerias e pelo desenvolvimento deste projeto que é modelo para todo o país. E em relação ao Juizado Especial este tem dupla aptidão, com os alunos da UESPI tendo o contado prático com o mundo processual e o Tribunal oferecendo uma estrutura digna de trabalho. Assim tem sido nossa tônica, estruturar o Judiciário para que continue avançando”, disse o Presidente Erivan Lopes.

O Vice-Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, agradeceu pela parceria com o TJ-PI, destacou o avanço do curso da instituição em todo o estado e ressaltou que com o novo espaço, a instituição poderá ajudar ainda mais a população carente da região.

Bom parnaibano, o Vice-Presidente do TJ-PI, Desembargador José James agradeceu pela oportunidade de mais uma vez participar de eventos que engrandecem a sociedade, pois inaugurar o Juizado Especial é entregar à sociedade um laboratório jurídico de aperfeiçoamento de formação dos bacharéis e também, estruturar o local de trabalho de servidores e magistrados.

MAIS FOTOS DAS SOLENIDADES

 

FONTE: Ascom TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email