Tabelas
Parâmetros Macroeconômicos 2019
PIB Crescimento Real | 3.00% |
PIB do Estado | R$ 51.141.011 Bilhões |
Inflação IPCA | 4.07% |
Fonte: 2018 – Boletim FOCUS BCB de 13/04/2018 e Sistemas Expectativas BCB para o biênio 2020/2021. https://ww3.bcb.gov.br/expectativas/publico/consulta/serieestatisticas, em 19/04/2018.
Nota: O PIB foi projetado pela Assessoria de Estudos Econômico-Fiscais – ASSEEF/SEFAZ-PI
Evolução da Receita Corrente Líquida do Estado do Piauí
Ano | Valor R$ | Variação |
---|---|---|
2011 | R$ 5.050.100.633,46 | – |
2012 | R$ 5.575.468.120,71 | 10,40% |
2013 | R$ 5.785.043.666,12 | 3,76% |
2014 | R$ 6.201.506.914,05 | 7,20% |
2015 | R$ 6.600.087.436,00 | 6,43% |
2016 | R$ 7.578.979.585,52 | 14,83% |
2017 | R$ 8.005.700.615,63 | 6.19% |
2018 (Previsão) | R$ 7.855.255.852,00 | -1.88% |
Fonte: Relatório de Gestão Fiscal e RREO – SEFAZ-PI
Evolução do Orçamento – Órgão 0400 – Tribunal de Justiça (Fonte 100)
Ano | Valor R$ | Variação |
---|---|---|
2011 | R$ 250.730.000,00 | – |
2012 | R$ 286.286.261,00 | 14,18% |
2013 | R$ 319.217.791,00 | 11,50% |
2014 | R$ 365.867.044,00 | 14,61% |
2015 | R$ 441.763.014,00 | 20,74% |
2016 | R$ 484.614.026,00 | 9,70% |
2017 | R$ 520.280.618,00 | 7,36% |
2018 | R$ 543.694.291,00 | 4.50% |
Fonte: Siafe 2018 -SEFAZ- PI
Resultado Primário do Estado do Piauí (até Junho/2018)
Previsão/Dotação Atualizada 2018 | Receitas/Despesas Realizadas Até Junho/2018 | Demonstrativo Resultado Primário – 2017 | |
---|---|---|---|
Receitas Primárias Correntes | R$ 8.172.705.875,00 | R$ 4.443.475.638,54 | R$ 9.013.265.903,54 |
Receitas Primárias Capital | R$ 241.617.865,00 | R$ 39.657.906,82 | R$ 156.352.834,73 |
TOTAL DAS RECEITAS PRIMÁRIAS | R$ 8.414.323.740,00 | R$ 4.483.133.545,36 | R$ 9.169.618.738,27 |
Despesas Primárias Correntes | R$ 9.036.512.034,06 | R$ 3.181.651.725,40 | R$ 8.185.091.968,65 |
Despesas Primárias Capital | R$ 1.678.354.478,94 | R$ 277.252.394,77 | R$ 870.102.058,41 |
Reserva de Contigência | R$ 6.086.491,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
Reserva de RPPS | R$ 0,00 | R$ 0,00 | R$ 0,00 |
TOTAL DAS DESPESAS PRIMÁRIAS | R$ 10.720.953.004,00 | R$ 3.458.904.120,17 | R$ 9.055.194.027,06 |
RESULTADO PRIMÁRIO | -R$ -2.306.629.264,00 | R$ 1.024.229.425,19 | R$ 114.424.711,21 |
Fonte: Relatório de Gestão Fiscal e RREO 2017/2018 – SEFAZ-PI
Despesas Primárias do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – 2017
Fonte | Dotação Inicial | Suplementação | Dotação Atualizada | |
---|---|---|---|---|
Receitas Primárias Correntes | 100 | R$ 520.281.618,00 | R$ 27.465.000,00 | R$ 547.746.618,00 |
110* | R$ 150.000,00 | R$ 150.000,00 | ||
117* | R$ 188.000,00 | R$ 188.000,00 | ||
118 | R$ 57.468.000,00 | R$ 45.500.000,00 | R$ 102.968.000,00 | |
Receitas Primárias Capital | 100 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
110 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | ||
117* | R$ 0,00 | R$ 0,00 | ||
118 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | ||
Total das Receitas Primárias | R$ 578.087.618,00 | R$ 72.965.000,00 | R$ 651.052.618,00 | |
Despesas Primárias Correntes | 100 | R$ 520.246.618,00 | R$ 545.972.759,04 | |
110* | R$ 145.500,00 | R$ 0,00 | ||
117* | R$ 71.000,00 | R$ 0,00 | ||
118 | R$ 49.161.855,00 | R$ 49.675.485,32 | ||
Despesas Primárias Capital | 100 | R$ 35.000,00 | R$ 0,00 | |
110* | R$ 4.500,00 | R$ 0,00 | ||
117* | R$ 117.000,00 | R$ 0,00 | ||
118 | R$ 8.306.145,00 | R$ 43.977.996,04 | ||
Total Despesas Primárias | R$ 578.087.618,00 | R$ 0,00 | R$ 639.626.240,40 | |
Resultado Primário | R$ 11.426.377,60 |
Fonte: Siafe 2017
* Operação de crédito
* Receita de convênio
Despesas Primárias do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí – 2018 (Estimado)
Fonte | Dotação Inicial | Suplementação | Dotação Atualizada | |
---|---|---|---|---|
Receitas Primárias Correntes | 100 | R$ 543.694.291,00 | R$ 543.694.291,00 | |
110* | R$ 150.000,00 | R$ 150.000,00 | ||
117* | R$ 188.000,00 | R$ 188.000,00 | ||
118 | R$ 65.000.000,00 | R$ 35.000.000,00 | R$ 100.000.000,00 | |
Receitas Primárias Capital | 100 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
110 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | ||
117* | R$ 0,00 | R$ 0,00 | ||
118 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | ||
Total das Receitas Primárias | R$ 609.032.291,00 | R$ 35.000.000,00 | R$ 644.032.291,00 | |
Despesas Primárias Correntes | 100 | R$ 543.694.291,00 | R$ 529.511.366,01 | |
110* | R$ 145.500,00 | R$ 0,00 | ||
117* | R$ 71.000,00 | R$ 0,00 | ||
118 | R$ 50.038.000,00 | R$ 52.343.628,25 | ||
Despesas Primárias Capital | 100 | R$ 0,00 | R$ 0,00 | |
110* | R$ 4.500,00 | R$ 0,00 | ||
117* | R$ 117.000,00 | R$ 0,00 | ||
118 | R$ 14.962.000,00 | R$ 15.192.233,43 | ||
Total Despesas Primárias | R$ 609.032.291,00 | R$ 597.047.227,69 | ||
Resultado Primário | R$ 46.647.063,31 |
Fonte: Siafe 2018
* Operação de crédito
* Receita de convênio
Fontes de Recursos do Estado
Código | Fonte |
---|---|
00 | Recursos do Tesouro Estadual |
10 | Recursos de Convênios |
11 | Cota-Parte do Estado na Receita da CIDE |
13 | Recursos do SUS |
14 | Recursos do FNDE |
15 | Recursos do FUNDEB |
16 | Operações de Crédito Internas |
17 | Operações de Crédito Externas |
18 | Recursos dos Fundos Especiais |
19 | Recursos do Fundo de Previdência |
20 | Recursos do FECOP |
21 | Recursos do Fundo Integrado de Bens, Direitos e Ativos da Previdência |
22 | Recursos do IASPI SAÚDE e do PLAMTA |
ANEXO de METAS FISCAIS – METAS ANUAIS – 2019
AMF – Demonstrativo I (LRF, art. 4º, § 1º) – Portaria STN nº 403, de 28 de junho de 2016 e Resolução TCE nº 33 / 2012.
Especificação | 2019 | 2019 | 2019 | 2020 | 2020 | 2020 | 2021 | 2021 | 2021 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Valor Corrente (a) | Valor Constante | % PIB (a/PIB) x 100 | Valor Corrente (a) | Valor Constante | % PIB (a/PIB) x 100 | Valor Corrente (a) | Valor Constante | % PIB (a/PIB) x 100 | |
Receita Total | 10.806.962 | 10.434.903 | 21,13 | 11.298.679 | 10.434.903 | 20,73 | 11.812.769 | 10.434.903 | 20,33 |
Receitas Primárias (I) | 9.835.379 | 9.496.770 | 19.23 | 10.282.889 | 9.496.770 | 18,86 | 10.750.761 | 9.496.770 | 18,50 |
Despesa Total | 10.806.962 | 10.434.903 | 21,13 | 11.298.679 | 10.434.903 | 20,73 | 11.812.769 | 10.434.903 | 20,33 |
Despesas Primárias (II) | 10.128.081 | 9.779.395 | 19,80 | 10.588.909 | 9.779.395 | 19,42 | 11.070.704 | 9.779.395 | 19,05 |
Resultado Primário (III) = (I – II) | -292.702 | -282.625 | -1,67 | -306.020 | -282.625 | -0,56 | -319.944 | -282.625 | -0,55 |
Resultado Nominal | -975.543 | -941.957 | -1,91 | -1.135.546 | -1.048.734 | -2,08 | -1.020.106 | -901.119 | -1,76 |
Dívida Pública Consolidada | 6.881.542 | 6.644.626 | 13,46 | 7.461.588 | 6.891.155 | 13,69 | 7.870.649 | 6.952.600 | 13,54 |
Dívida Consolidada Líquida | 5.331.542 | 5.147.989 | 10,43 | 5.861.588 | 5.413.474 | 10,75 | 6.220.649 | 5.495.060 | 10,70 |
FONTES: Assessoria de Estudos Econômico Fiscais – ASSEEF e Gerência da Dívida Pública / SEFAZ (PI)
Projeção das Metas Fiscais para 2019
AMF – Demonstrativo I (LRF, art. 4º, § 1º) – Portaria STN nº 403, de 28 de junho de 2016 e Resolução TCE nº 33 / 2012.
Especificação | Valor Corrente (a) | Valor Constante | % PIB (a/PIB) x 100 |
---|---|---|---|
Receita Total | 10.806.962 | 10.434.903 | 21,13 |
Receitas Primárias (I) | 9.835.379 | 9.496.770 | 19,23 |
Despesa Total | 10.806.962 | 10.434.903 | 21,13 |
Despesas Primárias (II) | 10.128.081 | 9.779.395 | 19,80 |
Resultado Primário (III) = (I – II) | -292.702 | -282.625 | -1,67 |
Resultado Nominal | – 975.543 | – 941.957 | -1,91 |
Dívida Pública Consolidada | 6.881.542 | 6.644.626 | 13,46 |
Dívida Consolidada Líquida | 5.331.542 | 5.147.989 | 10,43 |
FONTES: Assessoria de Estudos Fiscais – ASSEEF e Gerência da Divida Pública / SEFAZ (PI)
Comparativo do Déficit 2018 e 2019
AMF – Demonstrativo III (LRF, art. 4º, § 2º, Inciso I) – Portaria STN nº 403, de 28/06/2016 e Resolução TCE nº 33 / 2012.
Especificação | 2018 | 2019 | % |
---|---|---|---|
Receita Total | 10.178.657 | 10.806.962 | 6,17% |
Receita Primária (I) | 8.681.370 | 9.835.379 | 13,29 |
Despesa Total | 10.178.657 | 10.806.962 | 6,17% |
Despesas Primárias (II) | 9.530.151 | 10.128.081 | 6.27% |
Resultado Primário (III) = (I – II) | -848.781 | -292.702 | -65.02% |
Resultado Nominal | 997.487 | -975.543 | -198% |
Dívida Pública Consolidada | 5.922.311 | 6.881.542 | 16.20% |
Dívida Consolidada Líquida | 4.372.311 | 5.331.542 | 21.94% |
Fonte: LDOs de 2017, 2018 e 2019 / Assessoria de Estudos Econômico-Fiscais e Unidade de Controle Contábil-UNICON / Gerência de Controle de Dívida Pública – SEFAZ (PI).
Evolução do FPE e ICMS
Ano | FPE | % | ICMS | % |
---|---|---|---|---|
2011 | 2.596.631.623 | – | 2.007.377.315 | – |
2012 | 2.677.349.612 | 3,11% | 2.299.534.221 | 14,55% |
2013 | 2.879.357.913 | 7,55% | 2.628.524.229 | 14,31% |
2014 | 3.137.669.035 | 8,97% | 2.903.398.987 | 10,46% |
2015 | 3.300.777.033 | 5,20% | 3.165.295.689 | 9,02% |
2016 | 3.772.743.801 | 14,30% | 3.337.449.991 | 5,44% |
2017 | 3.596.026.514 | -4,68% | 3.638.027.801 | 9,00% |
Fonte: SEFAZ-PI – Relatório Contábil 2017
Investimentos no Estado com Fonte do Tesouro
Ano | Orçamento Inicial | Orçamento Empenhado | Percentual Orçamento (Inicial/Empenho) |
---|---|---|---|
2012 | 488.120.902 | 199.682.714 | 41% |
2013 | 567.032.800 | 327.586.015 | 58% |
2014 | 548.862.651 | 278.941.685 | 51% |
2015 | 555.567.692 | 179.645.177 | 32% |
2016 | 399.092.582 | 99.797.251 | 25% |
Fonte: Dados referentes a MAIO /2017
Histórico do GASTO de DESPESA COM PESSOAL
Poderes | 2017 | % em Rel. à RCL | 2016 | % em Rel. à RCL | LRF% |
---|---|---|---|---|---|
Executivo | 3.818.728.199 | 47,74 | 3.152.876.121 | 41,60 | 49,00 |
Judiciário | 380.125.978 | 4,75 | 353.322.225 | 4,66 | 6,00 |
Legislativo | 208.022.231 | 2,60 | 188.119.241 | 2,48 | 3,00 |
Ministério Público | 130.900.423 | 1,64 | 126.305.656 | 1,67 | 2,00 |
Total | 4.537.776.831 | 50,41 | 3.820.623.243 | 50,41 | 60,00 |
RCL | 7.999.757.940* | – | 7.578.979.586 | – | – |
Fonte: SEFAZ-PI – Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal/2017 – LRF. /
*RECEITA CORRENTE LIQUIDA AJUSTADA
Proposta de Ações Estratégicas Exercício 2019 – TJ/PI
Unidade Gestora | PPA 2016-2019 – Programas | PPA 2016-2019 – Ações Estratégicas | Ações Orçamentárias | Projetos Estratégicos – Planejamento Estratégico TJ/PI 2015-2020 |
---|---|---|---|---|
040101 – TJPI | Monitorar, Pacificar, Acelerar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Expandir o processo judicial do Piauí | Implantação e Acompanhamento do PJE | |
Monitorar, Pacificar, Acelerar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Efetivar o sistema do TJPI em números. | Criação do TJPI em Números | ||
Integrar com o projeto de implantação do BI. | Criação do TJPI em Números | |||
Realizar parcerias com outros Tribunais. | Criação do TJPI em Números | |||
Monitorar, Pacificar, Acelerar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Revisar e aperfeiçoar os sistemas administrativos | Melhoria dos Controles Informatizados da Área Administrativa |
||
Identificar necessidades e propor estudos de viabilidade de novas soluções. | Melhoria dos Controles Informatizados da Área Administrativa |
|||
Monitorar, Pacificar, Acelerar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Expandir o desenvolvimento de projetos para redução do acervo. | Implantação da Gestão do Acervo | ||
Monitorar, Capacitar, Racionalizar e Comunicar. | Continuar o trabalho de organização dos arquivos e depósitos de todas as unidades judiciárias de 1º grau. | Ampliação da Gestão Documental | ||
Implantar a tabela de temporalidade. | Ampliação da Gestão Documental | |||
Integrar com as ações do NUSA. | Ampliação da Gestão Documental | |||
Monitorar, Pacificar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Dar continuidade às ações de sustentabilidade. |
Implantação da Política de Sustentabilidade |
||
Implantar coleta seletiva no TJPI em unidades de Teresina. |
Implantação da Política de Sustentabilidade |
|||
Monitorar, Pacificar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Construir e Comunicar. | Implementar as Políticas de Saúde e bem-estar à Magistrados e Servidores. |
Implantação da Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores |
||
Monitorar, Pacificar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Criar e instalar novos CEJUSC’s. |
Institucionalização da Política Judiciária de Solução de Conflitos |
||
Promover cursos de formação de mediadores e conciliadores para servidores. |
Institucionalização da Política Judiciária de Solução de Conflitos |
|||
Promover cursos de políticas públicas em mediação para magistrados. |
Institucionalização da Política Judiciária de Solução de Conflitos |
|||
Estabelecer parcerias. | Institucionalização da Política Judiciária de Solução de Conflitos |
|||
Monitorar, Pacificar, Virtualizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Concluir a fase de testes. | Implantação do Selo Digital | ||
Adaptar ao sistema após diagnóstico realizado na fase de testes. |
Implantação do Selo Digital | |||
Monitorar, Pacificar, Virtualizar, Capacitar, Racionalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Realizar uma nova pesquisa de Satisfação. |
Realização de Pesquisa de Satisfação |
||
Monitorar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Construir e Comunicar. | Realizar uma nova pesquisa de Clima Organizacional. |
Realização de Pesquisa de Clima Organizacional |
||
Monitorar, Pacificar, Acelerar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Mapear as competências das diversas carreiras do Poder Judiciário. |
Implantação da Gestão por Competência |
||
Estudar a atual avaliação de desempenho e propor seu aperfeiçoamento. |
Implantação da Gestão por Competência |
|||
Estudar e apresentar proposta de Política de remuneração com base em competências. |
Implantação da Gestão por Competência |
|||
Monitorar, Pacificar, Acelerar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Dar continuidade ao Plano de Capacitação dos magistrados e servidores. |
Elaboração e Execução do Plano de Capacitação dos Magistrados e Servidores Orientado para Resultados |
||
Monitorar, Capacitar, Racionalizar e Comunicar. | Aprimorar o sistema de governança. |
Institucionalização da Governança e da Gestão Estratégicas |
||
Implementar o gerenciamento de projetos. |
Institucionalização da Governança e da Gestão Estratégicas |
|||
Monitorar, Pacificar, Acelerar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Produzir os painéis gerenciais. |
Implantação do BI (Business Inteligence) | ||
Monitorar, Pacificar, Acelerar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, Construir e Comunicar. | Reavaliar as maiores necessidades e prioridades para o aperfeiçoamento das instalações físicas do Tribunal de Justiça. |
Revisão e Execução do Plano de Obras |
||
Adequar às implementações da Presidência e do Plenário do Tribunal de Justiça, no tocante às agregações. |
Revisão e Execução do Plano de Obras |
|||
Monitorar, Pacificar, Acelerar, Virtualizar, Valorizar, Capacitar, Racionalizar, Capitalizar, Modernizar, e Construir. | Ampliar e modernizar o parque tecnológico do TJPI. | Ampliação e Atualização do Parque Tecnológico do TJPI | ||
Racionalizar e Capitalizar. | Elaborar projetos de captação de recursos. |
Articulação Orçamentária e Captação de Recursos Externos. |