Violência Contra a Mulher: 1ª Vara Criminal de Parnaíba promove a primeira edição do projeto “Grupo Reflexivo para Homens”

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

A 1ª Vara Criminal da comarca de Parnaíba (a 340 km de Teresina), por meio do seu Núcleo de Apoio Multidisciplinar, promoveu, nesta terça-feira (3), a primeira ação do projeto Grupo Reflexivo para Homens, voltado a homens agressores de mulheres, com o intuito de sensibilizá-los acerca da violência doméstica e suas consequências e desmistificar crenças e comportamentos arraigados em relação à matéria.

A orientação psicossocial oferecida utiliza como metodologia a formação de grupos reflexivos e integra a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Durante o encontro, assistentes sociais e psicólogas detalharam conceitos e aplicações da Lei Maria da Penha e trataram sobre temas ligados à comunicação não violência, masculinidades e auto-responsabilização.

A proposta é fazer com que os participantes compreendam os diversos tipos de violência que podem ser cometidas contra as mulheres e suas consequências. Por meio desse ambiente coletivo de troca de experiências, os indivíduos são orientados, ainda, a ressignificarem seus papéis sociais e a compreenderem os direitos das mulheres e questões de gênero.

Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006)

“Violência doméstica e familiar contra a mulher é qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email