Campanha Conhecendo a Agenda 2030: estímulo à educação e ao aprendizado é tema da semana

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (Nupemec/TJ-PI) dá início, nesta segunda-feira (31), às ações de divulgação do 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definido pela Agenda 2030, a agenda de Direitos Humanos das Nações Unidas. Dentro da campanha “Conhecendo a Agenda 2030”, a cada semana a unidade trabalha em seu perfil na rede social Instagram, @equipenupemectjpi, um dos ODS. Desta vez, o objetivo abordado é “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Para a divulgação dos ODSs, a campanha do Nupemec conta com a parceria de instituições e entidades que possuem trabalhos relevantes relacionados a cada objetivo. Nesta semana, essa parceria acontece com o  projeto T.R.E.E. – Trabalho Responsável de Educação Empática, organização sem fins lucrativos,  que tem como missão facilitar o acesso de crianças e adolescentes a uma formação e educação qualificadas.

“Queremos, além de divulgar boas atitudes, estimular e promover a participação de outros nesse processo de ensino-aprendizagem, difundindo essas práticas inovadoras. São pessoas, então, que continuaram com projetos já existentes antes da pandemia, mas que tiveram que se readequar a essa nova realidade, adaptando-se ao novo contexto ou com projetos novos com orientações aos pais e professores sobre como ajudar no ensino das crianças nessa nova realidade”, detalha o coordenador de Políticas Judiciárias de Cidadania do TJ-PI, Rinaldo Sousa, servidor do TJ-PI.

O idealizador do projeto T.R.E.E, Herbert Alexander Santana de Bruyn, conta que a iniciativa surgiu da reflexão sobre a disparidade entre os ensinos privado e público no País, tendo observado a difícil situação da população no tocante à educação, no povoado em que vivia, no município de Matina, localizada na Região Centro-Sul baiana, a cerca de 810 km da Capital, Salvador. “Recentemente, com a pandemia e depois do meu retorno de um período de intercâmbio nos Estados Unidos, ficou claro para mim a disparidade entre os ensinos privado e público, além da necessidade de termos escolas públicas de qualidade. Refletindo sobre isso, idealizei o T.R.E.E. na tentativa de aliviar esse abismo entre os sistemas com a construção de um centro computacional e uma biblioteca”, pontua.

Live

Nesta quarta-feira (2), a partir das 18h, será promovida, no perfil do Nupemec no Instagram, live para discussão do tema “Educação: uma porta que se abre para o mundo”. O evento on-line terá como debatedores Herbert Santana e Rinaldo Sousa.

Projeto T.R.E.E.

O T.R.E.E. consiste em ajudar jovens na conquista de uma educação melhor, angariando recursos tecnológicos que possibilitem um acesso mais democrático a essa educação de qualidade. Dentro do projeto, alguns objetivos foram propostos para redução das desigualdades dos cidadãos no município e já estão sendo implementados. São eles: a aquisição de computadores e organização das aulas online por equipe de voluntários. Outra meta do projeto para este ano é o incentivo à doação de livros para formar uma biblioteca no local.

Agenda 2030

A campanha “Conhecendo a Agenda 2030” tem a finalidade de difundir as metas da Agenda para o alcance de indicadores nacionais que contribuam com objetivos como a erradicação da pobreza, promoção da prosperidade, da justiça e do bem-estar da sociedade. A causa conta com o engajamento de governos, representantes da sociedade civil e outros parceiros.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email