TJ-PI promove 2ª RAE de 2020 para análise das estatísticas do Poder Judiciário piauiense

Publicado por: Valéria Carvalho

 
 

O Comitê Gestor de Estratégia do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) realizou, nesta terça-feira (28), a segunda Reunião de Análise da Estratégia (RAE) do Poder Judiciário piauiense de 2020. O encontro visou à análise dos principais indicadores estatísticos dos anos de 2018 e 2019, bem como à análise da evolução da produtividade semanal do TJ-PI durante o período de teletrabalho, implantado em função das recomendações de distanciamento social como forma de prevenção ao novo coronavírus. A reunião foi realizada por videoconferência.

O Secretário de Gestão Estratégica do TJ-PI, Sérgio Miranda, que conduziu o encontro, apresentou os dados relativos ao Justiça em Números, tomando como base os anos de 2018 e 2019, que inclui dados como: o quantitativo de casos novos e casos pendentes, processos baixados na Justiça Estadual, taxa de congestionamento, além do orçamento equivalente às despesas do Poder Judiciário em cada ano referido.

Durante a reunião, foram apresentadas, ainda, as peculiaridades do sistema Datajud, um novo sistema de gerenciamento de informação e de produção de estatísticas para o Judiciário, em implantação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Trata-se de uma base de dados única composta por dados Processuais de todos os órgãos do Poder Judiciário, que atualmente são enviados mensalmente ao CNJ por meio de arquivos XML, e que será transformada na fonte oficial das estatísticas judiciárias.

O desembargador Sebastião Martins, presidente do TJ-PI, ressaltou o momento de desafio vivido por todo o mundo, que se reflete também no Judiciário e terá consequências nas estatísticas do Tribunal, mas ponderou que magistrados e servidores têm se esforçado para assegurar a boa prestação jurisdicional também neste momento de teletrabalho e trabalho remoto.

Comitê

O Comitê Gestor da Estratégia é presidido pelo presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Martins, e composto, ainda, por: dirigentes do Tribunal, os desembargadores Haroldo Rehem, vice-presidente, Hilo de Almeida,  corregedor-geral da Justiça; Oton Lustosa, vice-corregedor; Fernando Lopes, presidente da Escola Judiciária; juízes auxiliares da Presidência, Vice-Presidência, Corregedoria Geral da Justiça e Vice-Corregedoria; secretários do TJ-PI; e representantes dos servidores. Dentre as atribuições do Comitê Gestor da Estratégia, destaca-se a elaboração e o acompanhamento do Plano Estratégico do Poder Judiciário estadual, garantindo o alinhamento das metas, projetos e ações às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.

Anualmente, os Comitê Gestor da Estratégia deve realizar três RAE. a terceira Reunião de Análise da Estratégia do TJ-PI no ano de 2020 está prevista para o mês de agosto.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email