Tribunal de Justiça do Piauí implanta Juízo 100% Digital

Publicado por: Joelma de Sousa Abreu

 
 

 

A partir desta terça-feira (20/04), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) passará a contar com o ‘Juízo 100% Digital’ em todos os atos processuais. O modelo de prestação de serviço, com uso intensivo de tecnologia, deve dar aceleridade e torna mais acessível os serviços à sociedade.

Com o Juízo 100% Digital o cidadão contará com a tecnologia para ter acesso à justiça sem a necessidade de comparecer fisicamente aos Fóruns, já que todos os atos processuais serão feitos por meio eletrônico e remoto, via internet. Até mesmo as audiências e sessões de julgamento devem ocorrer por videoconferência e terão valor jurídico equivalente às presenciais.

A adoção do Juízo 100% Digital, não altera outras competências do TJ-PI. Pelo contrário, deve conduzir os serviços de forma mais rápido e eficiente quando as partes interessadas nos processos estiverem de acordo quanto à modalidade digital.

“Se trata de um projeto importante que veio em um momento oportuno em que estamos vivenciando com a pandemia ocasionado pelo coronavírus e, certamente, será um grande avanço para o judiciário piauiense, e também para o jurisdicionado, advogados, promotores, procuradores e defensores públicos”, ressalta o Desembargador Olímpio José Passos Galvão, Coordenador do Opala Lab, Laboratório de Inovação do TJ-PI.

O novo modo de trabalho representa uma inovação dos tribunais brasileiros e segue a estrutura normativas formadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A inovação tecnológica será apresentada, oficialmente, para a sociedade piauiense pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), Desembargador Oliveira, pelo Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Fernando Lopes e Silva Neto, juntamente com Coordenador da Opala Lab, Desembargador Olímpio José Passos Galvão, nesta terça-feira, às 10 horas, no canal do TJPI no YouTube.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email