Início » TJPI » Destaques » Ejud-PI promove a live “Banco Nacional de Monitoramento de Prisões” em seu canal no Youtube amanhã (9)

Ejud-PI promove a live “Banco Nacional de Monitoramento de Prisões” em seu canal no Youtube amanhã (9)

 
 

A Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI) promoverá, nesta quinta-feira (9), a em seu canal no Youtube “Ejud TJPI”, a live “Banco Nacional de Monitoramento de Prisões” com a participação do magistrado Vidal de Freitas, titular da Vara de Execuções Penais (VEP) de Teresina, e dos servidores da unidade, Walkey Werber e Victória Jordana. A transmissão tem início às 16h.

Anteriormente denominado como Banco Nacional de Mandados de Prisão, o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões – BNMP foi implementado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e integrado em todos os tribunais de Justiça desde 2011, com a finalidade de possibilitar o registro e consulta de informações sobre mandados de prisão.

O juiz Vidal de Freitas explica que essa nova versão do sistema é mais ampla do que a anterior, pois traz mais informações ao Poder Judiciário acerca da situação de cada tribunal e de cada Vara de Execuções Penais. “Neste banco devem ser registradas todas as movimentações de prisões do Brasil. Todo mundo que entre no sistema vai ter que ter um registro de como entrou, se foi por uma condenação, vai ter que ter a guia de execução; se foi por um mandado de prisão, o mandado de prisão requer, para que seja cumprido, a inserção no sistema; se o preso vai ser solto, tem que ser expedido o alvará de soltura para ficar registrado no sistema”, explica.

Durante o evento on-line será apresentado ainda um panaroma histórico sobre o BNMP, explicadas suas funcionalidades e a prática do sistema.

Currículo

Vidal de Freitas Filho possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Piauí (1983). Atualmente é professor da Escola Judiciária Eleitoral do Piauí e da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Eleitoral e Direito das Execuções Penais, atuando principalmente nos seguintes temas: ações eleitorais e execuções penais.

Walkey Werber da Silva Sousa é analista do TJ-PI, secretário judicial da VEP de Teresina. Participou, a convite do CNJ, da implantação do SEEU nos Tribunais de Justiça da Bahia, Espírito Santo e Maranhão.

Victória Jordana é formada em Direito – Instituto Pitágoras Camilo Filho (Teresina/PI). Atua na Vara de Execuções Penais – Auxiliar da Corregedoria de Presídios. Funções: utilizar o SEEU, BNMP 2.0, THEMIS WEB, SEI, acompanhar o magistrado nas inspeções dos estabelecimentos prisionais da Comarca de Teresina e Altos.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email