Início » EJUD » Destaques-EJUD » Começa hoje (10) módulo de metodologia científica na Pós-Graduação em Direito Público e Poder Judiciário

Começa hoje (10) módulo de metodologia científica na Pós-Graduação em Direito Público e Poder Judiciário

 
 

A Escola Judiciária do Piauí (EJUD-PI) deu início, nesta sexta-feira (10), ao módulo IV da Pós-graduação Lato Sensu em Direito Público e Poder Judiciário. O módulo Metodologia em Pesquisa Científica e o Trabalho de Conclusão de Curso será ministrado, neste primeiro encontro, pelo professor doutorando Willame Carvalho e, nos dias 24 e 25 de fevereiro, pelo formador Fernando Lopes Jr.

Este módulo busca abordar aspectos do conhecimento, do método, que assegurem ao aluno parâmetros modernos e conscientes sobre a forma de desenvolver pesquisa jurídica, criando um eixo epistemológico entre o direito, as instituições e a sociedade.

Professor Willame Carvalho e Coordenadora Pedagógica Eloídes Santos

Willame Carvalho é analista judiciário do TJPI, professor universitário, mestre em História da Educação e doutorando em Políticas Públicas. Para o formador, o curso de especialização é um marco para o Poder Judiciário: “É a primeira pós-graduação lato sensu da EJUD e isso torna a escola independente com relação à oferta de pós-graduação. O objetivo é avançar para que ofertemos também mestrado e doutorado próprios”, opina.

O professor ressalta que a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica é fundamental para a formação da pesquisa e da produção acadêmica no campo jurídico: “Os alunos conseguirão aprimorar as ferramentas de produção de artigos para a publicação e, com isso, o TJPI vai ter em seu quadro pessoas que vão desenvolver a pesquisa para melhorar a prestação jurisdicional”, complementa.

A especialização tem duração de 13 meses, com carga horária de 360 horas/aula, ocorrendo às sextas-feiras, das 8h às 18h20; e aos sábados, das 8h às 12h20. Este é o primeiro curso de especialização da Escola credenciado pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Piauí e foi previamente aprovado pelo Conselho Consultivo da EJUD.

Para o diretor-geral da EJUD, desembargador José Ribamar Oliveira, o incentivo à pesquisa científica no campo jurídico é de extrema importância: “O ensino jurídico como um todo merece muita atenção. A Escola Judiciária tem como objetivo contribuir para a evolução do Sistema Judiciário, por meio da formação continuada de servidores (as) e magistrados (as) e estamos atentos às necessidades próprias da atuação jurídica. A pós-graduação em Direito Público e Poder Judiciário é um exemplo do compromisso da EJUD em fornecer estudos aprofundados sobre temas e procedimentos fundamentais à atividade jurisdicional”, encerra.

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email