Acordos na Semana Nacional da Conciliação no Piauí com resultados positivos

Publicado por: admin

 
 

No estado do Piauí, a quarta edição da Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com a parcial apresentada no final da tarde da quinta-feira (10/12), permitiu o total de 1.258 acordos homologados, com uma soma total de mais de três milhões e duzentos na esfera do Poder Judiciário Estadual. O número de pessoas atendidas pela abrangência das ações desenvolvidas, o número ultrapassou a 4.900.

Para o desembargador Valério Neto Chaves Pinto, Supervisor Geral do JECCs, a informação parcial apresentada até o final dos trabalhos da quinta-feira (10/12), é bastante alvissareira, num total de 2.887 audiências de conciliação foram designadas e desse total, 1.870 foram realizadas. Dos acordos efetuados nesta edição da Semana de Conciliação, o resultado ultrapassou o índice do ano passado que foi de 60%, este ano, com os dados apresentados até agora, já foi atingida a marca de 67,33%, superando a expectativa que os coordenadores da campanha previam para estado do Piauí. O Des. Valério destacou que esse ainda é um número parcial dos resultados desta Semana de Conciliação.         

Segundo Valério Chaves, outro dado importante foi a soma total dos valores homologados, que também superou em muito os resultados do ano passado, com 3.287.495,82 até a quinta-feira, podendo aumentar essa cifra até final dos trabalhos que se encerraram na sexta-feira, cujo total das importâncias aprovadas nos acordos, estava prevista para ser apresentada ontem, segunda-feira, 14/12. Ele lembrou que a abrangência das ações desenvolvidas pela conciliação, o número de atendimentos foi maior do que em 2008, quase 5.000 pessoas foram atendidas. Para o supervisor dos JECCs a Semana de Conciliação deste ano superou os dados do ano passado em todos os itens, o que o deixou muito satisfeito, como também o comparecimento dos litigantes que atenderam o apelo do Tribunal de Justiça, dos juízes, conciliadores e funcionários que são parceiros, o Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e estudantes de Direito que atenderam o chamado do Poder Judiciário o colaboram bastante para o êxito dos trabalhos desenvolvidos.

Segundo Valério Chaves a campanha desencadeada pelos meios de comunicação foi muito boa, mas que pode e deve ser melhorada, “É muito importante para a Campanha da Semana de Conciliação é a divulgação, não só da semana, mas os resultados dos trabalhos, da convocação das pessoas, a mídia colaborou bastante este ano. Lembramos que a semana não acontece só uma vez por ano, a conciliação é contínua, as pessoas que não conseguiram comparecer por algum motivo, podem dirigir-se aos fóruns, às comarcas, aos juizados e lá propor os acordos que os juízes homologam imediatamente", finalizou o desembargador.

—–
Fonte: Assessoria de Comunicação do TJ/PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email