DESEMBARGADOR OSÍRIS NEVES DE MELO FILHO – Magistrado de escol

Publicado por: Daniel Silva - DRT 1894-PI

 
 

Nos últimos anos com saúde precária, mas com o desprendido amor da esposa e filhos e demais familiares, numa conjugação de ilimitados cuidados que estendeu o seu tempo de vida, parte para o Oriente Eterno, essa personalidade ímpar da magistratura Piauiense, onde galgou e ascendeu o cargo de desembargador da mais alta Corte de Justiça de nosso Estado.

 

Desembargador prestou grandes serviços ao judiciário

Meu depoimento sobre o Des Osíris se resume a minha vida vivida ao lado dele. Quando eu era ainda Advogado de Ofício tratando dos interesses dos menos aquinhoados financeiramente, dos necessitados, dos sedentos de justiça, dos pobres!
Fizemos juntos muitas viagens pelo interior do Estado, ele já juiz da capital, inaugurando fóruns e comarcas, na gestão do presidente da época, Paulo de Tarso Mello e Freitas, ambos com fortes ligações familiares oriundos de nossa querida cidade de Piripiri cujas famílias foram responsáveis pela sua identidade, criação, desenvolvimento, sob o manto protetor de Nossa Senhora dos Remédios.

 

Ele marcou muitos momentos de minha vida, na advocacia, na magistratura e Maçonaria.

 

Foi exatamente no seu período de Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Piauí, que adentrei aquela sublime instituição de regramento moral, como Aprendiz MAÇON, procurando tornar-me uma pedra polida tirada do cascalho, aquela pedra não trabalhada, para erguer uma construção humana bem definida tal qual o templo de David de onde herdamos os primórdios da Maçonaria antiga.

 

Lembro-me bem, que Osíris ainda era juiz à época, que presidiu minha posse ao lado do Grão Mestre Ernani Napoleao Lima e o desembargador Tomaz Gomes Campelo.

 

Osíris e Ernani à época foram forças motrizes para a construção da Grande Loja Maçônica , ali ao lado do Liceu Piauiense .
Pouco tempo depois, tornamo-nos colegas desembargadores numa convivência fraternal e seguimos juntos tempos adiante.

 

Foi um grande líder da classe magistratural, como Presidente da Associação dos Magistrados, da Escola da Magistratura, além de ter pontilhado nas mais variadas comarcas do “ interland” Piauiense, sobressaindo-se a nossa querida e amada cidade de Pedro II, aonde serviu como juiz, distribuindo a justiça, dando a cada um o direito no conceito mais abrangente da equidade, é assim o fez noutras tantas comarcas que assumiu seu ofício judicante.

 

Osíris é um nome egípcio, significa o Deus dos mortos, divindade da vegetação, conhecido pela bondade, governou o Egito por longo tempo, criou técnicas da agricultura e domesticava os animais selvagens.

 

Este singelo escorço histórico é para dimensionar a força desse nome, não escolhido por acaso, por seus ancestrais!

 

BRANDÃO DE CARVALHO
Desembargador aposentado do TJ-PI

Compartilhe:
Print Friendly, PDF & Email